«O meu amor pelo Sporting é infinito», diz Geny Catamo
Ao entrar em campo aos 64’ com o Marselha, Geny Catamo passou a contabilizar 100 jogos pelo Sporting e coroou com um golo a marca redonda que atingiu nesse jogo da jornada 3 da Champions League, que os verdes e brancos venceram por 2-1.
O Sporting não deixou passar em branco este centenário do extremo de 24 anos e conversou com o moçambicano na Academia Cristiano Ronaldo em Alcochete. Na conversa no canal de televisão do clube, Catamo destacou a união do grupo, da família Sporting, e apontou ao tricampeonato.
Jogo 100 de leão ao peito
«Sonho único que não consigo descrever. Orgulho enorme num clube grande. Desde que cheguei, nunca imaginei lá chegar mas pelo trabalho começava a acreditar e hoje estou aqui e já me imagino a fazer muitos mais jogos.»
1️⃣0️⃣0️⃣ jogos de Leão ao peito para Geny Catamo 💎 pic.twitter.com/j88xVXFB5q
— Sporting CP (@SportingCP) October 23, 2025
Sensação de marcar um golo no jogo 100
«Sonho que foi realizado e estou muito feliz por ter feito isso no dia dos 100 jogos, ainda por cima na Champions. Foi momento de inspiração, orgulhoso e feliz por ter sido dessa forma.»
Os golos no dérbi ao Benfica em 2024
«Responsabilidade por representar o Sporting. Já sinto que todos os sportinguistas têm aquela compaixão e isso faz-me querer jogar e trabalhar mais. O amor pelo Sporting já é infinito.»
🗣️ "É um orgulho enorme chegar aos 100 jogos no Sporting CP" - Geny Catamo pic.twitter.com/BJ6Pg3zhzd
— Sporting CP (@SportingCP) October 24, 2025
O primeiro golo nos sub-19
«Lembro-me me muito bem, num canto e meti um tiro! Foi o primeiro, fiquei orgulhoso pelo primeiro golo pelo Sporting e quando cheguei cá o meu pai sempre disse que tinha de dar o máximo e aproveitar ao máximo. Sentimento enorme pelo apoio da minha família também.»
O que significa o Sporting
«Significa muito para mim, é a minha segunda casa, é família, sinto paz por estar aqui e só de ter o conhecimento de estar a representar um grande clube é uma responsabilidade enorme por carregar este símbolo.»
Referência para o moçambicanos
«Sim, tive essa noção quando o presidente da republica me chamou e me disse para colocar os pés no chão e a cabeça no lugar, que sou referência. Quando chego a Moçambique as pessoas aproximam-se, querem conversar e tirar fotos…»
As primeiras declarações após os 💯 jogos de Leão ao peito 🦁 pic.twitter.com/MJE6It6rj7
— Sporting CP (@SportingCP) October 24, 2025
A dobradinha
«Sabe bem e foi difícil. Mas todos soubemos dar a volta aos problemas e lutar contra todos. Conseguimos porque todos sabíamos o que queríamos e o grupo estava unido, uma família. Dificilmente olhávamos para uma equipa e pensávamos que nos podiam ganhar. A mentalidade era de que ninguém ia passar por nos e agora é manter o foco para ir atrás do tricampeonato.»
Jogar na Liga dos Campeões
«É um sonho. Sensação de que quando tiver no palco é ignorar o barulho e desfrutar ao máximo dentro de campo.»
Paixão dos adeptos
«Antes de começar o jogo, a cantar O Mundo sabe que, é sentimento enorme. Momento que todos percebemos que os adeptos estão connosco, a puxar por nós, e temos de puxar por eles para podermos conquistar os três pontos.»
Objetivo para esta temporada
«Tentar ajudar o grupo atrás de todos os objetivos e a nível individua trabalhar para superar os números e ajudar o grupo.»
1️⃣0️⃣0️⃣ jogos ✨ pic.twitter.com/XswfHrU56J
— Sporting CP (@SportingCP) October 24, 2025
Significado da celebração dos golos
«Gosto de ver todos os sportinguistas a comemorar e a criar energia. Quem me inspira mais é o Bruno Fernandes e por isso tapar os ouvidos.»
União da equipa
«Sempre foi o nosso lema. Somos uma família e é fácil integrar o grupo. A união que criámos é boa também na chegada dos reforços, para eles terem conhecimento de quão grande é o Sporting. Todos chegaram e enquadram-se na nossa união, que continua este ano para levar o barco mais além, agora vamos atrás do tri.»
Amizades no futebol
«A maioria mas principalmente o Inácio, começámos juntos nos juniores… o Quaresma, o Dani [Bragança], o Quenda, o Ousmane [Diomande]… São muitos, o Seba [Coates] e os mais velhos. Além de sermos colegas de equipa somos uma família. Por mais que o Seba tenha saído, o Paulinho… eles sempre mandam mensagens e visitam-nos e isso dita a nossa união e o ambiente do grupo. É isso que dita o que nós somos.»
Mensagem aos sportinguistas
«Continuemos nessa luta todos juntos, todos queremos e tri e contamos com todos os sportinguistas para transmitir essa energia e toda a força que precisamos para ir atrás do tricampeonato.»
Renovação de contrato
Catamo, recorde-se, assinou contrato profissional com o Sporting em setembro de 2020, oriundo do Amora, depois de ter passado a época 2019/2020 na Academia Cristiano Ronaldo em regime de empréstimo. Já leão, foi também cedido a V. Guimarães e Marítimo e na pré-temporada de 2023 convenceu o treinador, então Ruben Amorim, a ficar com ele no plantel. E convenceu também a administração a renovar-lhe contrato uma primeira vez, corria o mês de dezembro de 2023.
Agora, já foi alvo de abordagem para renovar outra vez o contrato, processo que já passou para conversas efetivas, a acelerar para ficar fechado ainda em 2025. A revisão contratual contemplará aumento de anos, mais dois ou três, de 2028 para 2030 ou 2031, subida da cláusula de rescisão dos 60 para os 80 milhões de euros poderá também acontecer e certamente aumento salarial para patamar mais condizente com o atual estatuto do jogador.
Em julho, os verdes e brancos investiram 2,25 milhões de euros para passar a ter 90 por cento do passe do extremo — o Amora, porta de entrada do moçambicano em Portugal em 2019, reservava ainda 75 por cento dos direitos económicos, com o Black Bulls, de Moçambique, clube de formação do jogador, a deter nessa altura 85 por cento da percentagem do emblema da Margem Sul.
Já este verão, o camisola 10 dos leões teve o Fenerbahçe e o Aston Villa interessados e ambos chegavam aos 20 milhões de euros. O Sporting, porém, pedia entre €25/30 milhões para deixar sair o jogador que continua a ter seguidores no mercado.