Equipa do Manchester United, com Ronaldo e Nani, no desempate da marca das grandes penalidades, na final da Champions de 2008
Equipa do Manchester United, com Ronaldo e Nani, no desempate da marca das grandes penalidades, na final da Champions de 2008 - Foto: IMAGO

O jogador que perdeu quatro finais da Champions por três clubes diferentes

Patrice Evra chegou ao jogo decisivo por cinco ocasiões. Perdeu quatro - uma delas para o FC Porto -, e conquistou uma

Ganhar uma UEFA Champions League é um sonho para qualquer futebolista. Para muitos, só o facto de chegar a uma final já significa muito. Patrice Evra conseguiu a proeza de chegar a cinco finais por três clubes. Perdeu quatro, uma delas para o FC Porto, e conquistou uma.  

Evra representou o Manchester United entre 2006 e 2014

O antigo internacional francês passou grande parte da carreira no Manchester United e foi lá que conquistou a sua única orelhuda, numa equipa que contava com Cristiano Ronaldo e Nani e era orientada por Sir Alex Ferguson. Em 2007/2008, os red devils bateram o Chelsea, que tinha Ricardo Carvalho, em Moscovo, numa partida decidida nas grandes penalidades, depois de um empate (1-1). Cristiano Ronaldo adiantou o Manchester United e Frank Lampard empatou. Didier Drogba foi expulso aos 116’ e deixou os blues a jogar com menos um.  

Ronaldo e Nani faziam parte da equipa do Man. United que venceu a Champions em 2008 (IMAGO)

Ainda assim, nem todas as finais acabaram com Evra a sorrir. Pelo contrário... A começar por 2004, o lateral, ao serviço do Mónaco, viu o FC Porto chegar ao topo da Europa. Os dragões, orientados por José Mourinho, perderam, por 0-3, em Gelsenkirchen. Carlos Alberto, Deco e Dmitri Alenichev apontaram os tentos dos azuis e brancos. A equipa portuguesa tinha nomes como Vítor Baía, Jorge Costa, Costinha e Derlei. 

FC Porto conquistou a Champions em 2004 (IMAGO / ABACAPRESS)

Em 2009, um ano depois de celebrar, foi a vez do Manchester United sair derrotado na final. Em Roma, venceu o tiki-taka. O Barcelona, de Pep Guardiola, derrotou a equipa de Manchester por 2-0. Golos de Eto’o e Messi. Piqué, Puyol, Busquets, Yaya Touré, Xavi, Iniesta, Messi, Thierry Henry e Eto’o foram alguns dos titulares. Nos red devils, Cristiano Ronaldo foi titular, enquanto Nani não saiu do banco. 

Messi e Iniesta com a orelhuda (IMAGO)

2011 foi praticamente uma repetição de 2009 com alguns intérpretes diferentes. Ronaldo já não estava no Manchester United, que perdeu uma nova final para o Barcelona, desta feita por 1-3. Messi voltou a marcar, Pedro Rodríguez e David Villa fizeram os outros dois golos. Rooney fez o tento dos red devils. Nani saltou do banco na segunda parte.  

Barcelona bateu o Manchester United e venceu a Champions em 2011 (IMAGO)

O Barcelona voltou a deixar Patrice Evra sem motivos para sorrir em 2015. Em Berlim, o lateral foi titular pela Juventus na derrota por 1-3. Rakitic adiantou os catalães logo aos quatro minutos. Morata empatou aos 55’, mas o Barcelona voltou para a frente do marcador. Suárez fez o 3-1 e Neymar fechou as contas já depois dos 90’. 

Barcelona conquistou nova Champions em 2015 (IMAGO)

Contas feitas, Evra jogou cinco finais de Champions. Perdeu quatro e venceu uma. O ex-internacional gaulês somou várias conquistas nas passagens por Manchester United e Juventus, entre eles cinco títulos de campeão inglês, três títulos em Itália e um Mundial de Clubes (pelos red devils). Participou em três Europeus e dois Mundiais por França.

Patrice Evra e Cristiano Ronaldo (IMAGO)