Sinner e Alcaraz
Sinner e Alcaraz - Foto: IMAGO

Open da Austrália: sorteio quinta-feira, mas há novidades no ranking

Alcaraz e Sinner partem como óbvios favoritos

O sorteio do quadro principal do Open da Austrália 2026 realiza-se na madrugada de quinta-feira, dia 15, definindo o alinhamento da primeira prova do Grand Slam da temporada, que decorre entre domingo, 18 de janeiro, e 1 de fevereiro, em Melbourne. A expectativa centra-se sobretudo no duelo anunciado entre Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, os dois nomes dominantes do ténis mundial na atualidade.

O italiano Sinner chega como bicampeão em título, depois dos triunfos em 2024 e 2025, mas será o espanhol Carlos Alcaraz a liderar o ranking mundial à entrada do torneio. O número um foi garantido pelo murciano durante as ATP Finals de Turim, encerrando a época passada no topo da hierarquia, à frente do rival italiano. Apesar de ambos terem participado recentemente numa exibição na Coreia do Sul, o Open da Austrália marcará a estreia oficial de ambos na temporada.

Em termos matemáticos, não haverá troca de posições durante o torneio australiano. Alcaraz defende apenas 400 pontos, dos 12.050 que soma no ranking, enquanto Sinner coloca em jogo os 2.000 pontos correspondentes ao título conquistado no ano passado, partindo com 11.500. Ainda assim, o duelo entre os dois promete marcar não só o torneio, mas toda a campanha de 2026.

Mais atrás, o ranking viveu uma pequena revolução nas primeiras semanas do ano. Lorenzo Musetti estreia-se no top-5 mundial, enquanto o cazaque Alexander Bublik entra pela primeira vez na lista dos dez primeiros, depois da vitória sobre o italiano na final de Hong Kong. No entanto, estas mudanças não alteram de forma significativa os cruzamentos do sorteio, com Musetti a manter-se no grupo de possíveis adversários de Alcaraz ou Sinner nos quartos de final, juntamente com nomes como Alexander Zverev ou Novak Djokovic.

Entre os destaques negativos estão Felix Auger-Aliassime, que desce do quinto para o sétimo lugar, e Jack Draper, lesionado e ausente de Melbourne, caindo para fora do top-10. Até sábado, decorrem ainda os torneios ATP de Adelaide e Auckland, bem como a fase de qualificação, antes do arranque oficial do quadro principal do Open da Austrália no domingo, dia 18.