Nuno Moreira marcou o único golo do Vasco da Gama na partida. Foto: IMAGO
Nuno Moreira marcou o único golo do Vasco da Gama na partida. Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

Nuno Moreira fez história mas Vasco deixou a Copa fugir para o Corinthians

Português tornou-se no primeiro jogador não sul-americano a marcar na final da Copa, mas não impediu o triunfo paulista por 2-1

Vasco da Gama e Corinthians mediram forças no jogo que encerrou a temporada no futebol brasileiro, a segunda mão da final da Copa. Num duelo emocionante, foi o emblema paulista a sorrir no final, impondo-se por 2-1, depois de um 0-0 na primeira mão.

O Corinthians foi o primeiro a festejar, com Yuri Alberto, assistido por Matheuzinho, a fazer o gosto ao pé (18'). O Vasco respondeu ainda na primeira parte com sotaque português... de Portugal. Gomez trabalhou na esquerda, olhou para a área e viu o movimento de Nuno Moreira ao segundo poste. O português foi lá acima e cabeceou para o fundo das redes, fazendo história. Com este tento, o extremo formado no Sporting tornou-se no primeiro jogador não sul-americano a marcar na final da Copa do Brasil. Foi o 11.º golo da temporada, coroando aquela que foi a melhor época da carreira do jogador vascaíno.

Mas, para os males dos pecados de Nuno Moreira, o segundo jogador não sul-americano a marcar numa final da Taça apareceu logo de seguida. Numa jogada coletiva deliciosa, iniciada ainda no meio-campo defensivo, o Corinthians desenhou o lance até Yuri Alberto servir Memphis Depay, que apenas teve de encostar para recolocar os paulistas na frente (63').

Até ao final, o Vasco nunca desistiu de procurar o golo do empate... que acabou por nunca chegar. A turma do Rio de Janeiro perdeu a oportunidade de levantar a segunda Copa da sua história e foi o Corinthians que venceu o troféu pela quarta vez, 16 anos depois do último triunfo.