«No Benfica adora-se ou detesta-se e Dedic já caiu nas boas graças»
Luís Filipe, 46 anos, antigo lateral-direito de Benfica, Sporting, SC Braga e V. Guimarães, entre outros, está a acompanhar com natural atenção o início da carreira de Amar Dedic na Luz e está a gostar.
O bósnio de 23 anos fez uma exibição de gala frente ao Tondela e foi aplaudido de pé quando saiu, ao minuto 67', depois de uma assistência para golo e grandes jogadas, como se de um extremo se tratasse.
«É um jogador muito vertical e com vincado pendor ofensivo. Não estando muito exposto defensivamente, encontrou condições para soltar-se mais em termos ofensivos. Em termos defensivos poderão surgir coisas em que terá mais dificuldades, mas é claramente muito ofensivo e cria muitos desequilíbrios, o que hoje em dia é mais valia para um clube da dimensão do Benfica», começou por explicar Luís Filipe, treinador que aguarda novo projeto para prosseguir a carreira.
«É um jogador com a característica de fletir para dentro, além de ser também muito vertical. Mas sabe conduzir para dentro e criar esse desequilíbrio, fugir da linha, que deixa normalmente o lateral mais limitado, pois só pode ir para um lado. O facto de Dedic fletir para dentro dá-lhe mais soluções, é forte na condução de bola para zonas interiores. Mas também sabe ser vertical, com mais profundidade e ocupação de espaços», acrescentou Luís Filipe, que considera que a afirmação rápida é o melhor que pode acontecer a um reforço do Benfica.
«Sabemos como são os adeptos e a exigência que há num clube como o Benfica. Para muitos era um desconhecido e chegar e poder apresentar-se de forma tão positiva é meio caminho andado para pegar de estaca e fazer carreira muito boa ao serviço do Benfica. Às vezes basta os primeiros jogos não correrem bem e a desconfiança começa a aparecer, pois os adeptos avaliam pelos primeiros jogos e se a coisa não corre bem há logo uma cruz em cima.»
Luís Filipe considera determinante «chegar ao Benfica e rapidamente ver as coisas correrem bem». «Sabemos como é o futebol, pleno de paixão, ou se adora ou se detesta e é importante cair nas boas graças dos adeptos, a partir daí a qualidade vem sempre ao de cima», observa Luís Filipe, que reconhece qualidade ao lateral-direito dinamarquês Alexander Bah, mas lembra que há longo caminho a percorrer.
«Bah tem de olhar e recuperar o mais rapidamente possível para poder lutar pelo lugar. Não vai ser fácil, se Dedic pegar de de estaca não vai ser fácil para Bah, mas feliz do treinador que tem duas soluções assim. O Benfica tem muitos jogos e vai acabar por rodar. São dois laterais que dão muitas garantias e é sempre melhor ter dois do que não ter. Infelizmente, Bah ficou para trás e vai ter de recuperar o tempo perdido, procurar o seu lugar e a uma oportunidade.»
Sugestão de vídeo:
Artigos Relacionados: