Dan Burn, do Newcastle 'desde pequenino', ergue o primeiro troféu do clube de coração em 56 anos (IMAGO)
Dan Burn, do Newcastle 'desde pequenino', ergue o primeiro troféu do clube de coração em 56 anos (IMAGO)

Newcastle quer ser o «melhor clube do mundo» até 2030

David Hopkinson, novo CEO do clube, detalha o plano ambicioso dos Magpies, que inclui ignorar os «que duvidam» e forte investimento em tecnologia e instalações.

David Hopkinson, o novo diretor executivo do Newcastle, partilhou a sua visão ambiciosa para o clube, que inclui planos para o estádio, a influência do Fundo de Investimento Público (PIF) e a meta de colocar os Magpies na elite mundial até ao final da década.

Três meses após assumir o cargo em St. James' Park, o dirigente, que conta com passagens por gigantes como o Real Madrid e os New York Knicks da NBA, descreveu o clube como um «foguetão prestes a descolar».

David Hopkinson, CEO do Newcastle

«Até 2030, vejo este clube a participar no debate sobre qual é o melhor clube do mundo. É onde nos vejo em 2030, e esse tipo de progresso não demora tanto tempo como se possa pensar. O que é preciso é clareza de convicção», afirmou Hopkinson.

O CEO sublinhou a necessidade de uma mentalidade forte. «Temos de estar totalmente alinhados quanto ao que queremos fazer. Temos de ter a coragem de ignorar os que duvidam de nós, e até os que se riem de nós. Porque haverá alguns. Já passei por esta jornada antes», acrescentou, referindo-se à sua experiência na transformação de equipas.

Hopkinson foi direto sobre a possibilidade de vencer a Premier League: «Sim, claro. Porque não? O nosso trabalho é preparar-nos para sermos candidatos perenes.»

A roda do Newcastle - Foto: IMAGO

O diretor desportivo, Ross Wilson, também comentou a presente temporada e a ambição europeia. «A ambição é a Europa? Absolutamente, sim. Porque não haveria de ser?», questionou.

O compromisso do PIF e investimento em infraestrutura Sobre o envolvimento do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF), o proprietário maioritário, Hopkinson mostrou-se confiante no seu empenho. «Acredito sinceramente, do fundo do meu coração, que somos o seu investimento favorito. Falo com o PIF todos os dias», concluiu.

O clube está a planear investimentos cruciais, uma vez que o seu «ecossistema digital» e o atual centro de treinos não são considerados de «classe mundial». O objetivo é construir infraestruturas de excelência, pois «as expectativas dos jogadores mudaram». Relativamente ao estádio, estão a ser estudados múltiplos cenários, mas a decisão final levará vários anos.

St. James' Park (Newcastle): Construído em 1880, foi alvo de obras de renovação na antecâmara do Campeonato da Europa de 1996 (IMAGO)

O diretor desportivo, Ross Wilson, afirmou que a estratégia de recrutamento será expandir a rede de prospeção, procurando valor fora do mercado inglês.

«Sentimos que é altamente provável que haja mais valor fora da Premier League do que dentro dela», explicou Wilson, reconhecendo que as regras de Lucro e Sustentabilidade (PSR) limitam a capacidade de recrutamento.