Jogadores do Manchester United ficaram a pedir falta de Riccardo Calafiori sobre o guarda-redes Bayindir, mas árbitro e VAR nada assinalaram. #DAZNPremier

Neville sublinha urgência de Amorim por guarda-redes e sugere Donnarumma e Martínez

Comentador diz que Manchester United precisa de ter na baliza alguém com grande personalidade

A exibição e Altay e a forma como o guarda-redes sofreu um golo do Arsenal no jogo de abertura da Premier League sublinharam a importância de o Manchester United contratar um guarda-redes rapidamente.  

Gary Neville, ex-jogador do clube e agora comentador, afirmou na Sky Sports, que o Manchester United não pode ter só Altay, Onana, que está lesionado, e Tom Heaton. 

Altay substituiu o habitual titular André Onana, mas não conseguiu travar um cruzamento de canto de Declan Rice, que acabou por ser desviado de cabeça para o golo por Riccardo Calafiori. Reclamou-se falta sobre o guarda-redes, mas o golo valeu, Apesar de uma exibição sólida, a equipa de Amorim não conseguiram responder ao golo marcado aos 13 minutos, com o guarda-redes do Arsenal, David Raya, a ser distinguido como homem o jogo, ironicamente por Neville. 

Mais tarde, no seu podcast, explicou melhor a ideia: «Há um problema gritante que o Manchester United não pode ignorar – precisa de encontrar um guarda-redes, tem mesmo», dando o exemplo de quando jogava: «Durante 20 anos houve dois grandes períodos de sete ou oito anos com Peter Schmeichel e van der Sar. Pelo meio, tivemos sete ou oito guarda-redes num espaço de seis, sete, oito anos, e isso é muito desestabilizador quando não se tem um número 1 dominante – que manda na área, que domina os cruzamentos, que sai para socar tudo e que faz defesas importantes que valem pontos quando os defesas falham.»

«Não sei como vão fazer, mas arranjem o dinheiro ou encontrem uma solução por empréstimo», disse, avançando dois nomes que considera terem o perfil certo:  

«Os dois nomes falados nas últimas duas semanas foram o Emi Martínez (Aston Villa) e o Donnarumma (PSG) [que parece ter acordo com o Manchester City]. Acho que seriam bons para o United, não é necessariamente por serem os melhores guarda-redes da Europa, mas porque são grandes personalidades e têm carácter. Vimos o Donnarumma numa final europeia a defender penáltis por Itália. Parecia um gigante. Jogou pelo PSG em jogos de enorme pressão. O Martínez jogou a final do Mundial e ganhou-o pela Argentina. Eles já atuaram sob pressão extrema e quase entram em campo com essa arrogância e domínio de um verdadeiro guarda-redes – e é disso que o clube precisa.» 

A pressão no estádio é referida: «Sofrem golos e perdem pontos, e isso mina constantemente tudo o que estão a tentar fazer. Quando o guarda-redes anda ‘aos papéis’ com a bola, as 70 mil pessoas em Old Trafford encolhem-se e isso também influencia dos defesas. Também afeta o próprio guarda-redes e cria uma ansiedade em todo o estádio. É preciso ter personalidade, estabilidade e carácter nessa posição, e o Manchester United vai ter de lidar com isso nas próximas semanas.» 

#DAZNPremier