Novo empate no dérbi de iniciados - Foto: Sporting CP
Novo empate no dérbi de iniciados - Foto: Sporting CP

Não há duas sem três: golaços ditaram desfecho do Sporting-Benfica

David Makinde marcou para o Sporting em cima do intervalo e, na segunda parte, logo a abrir, Leonardo Lima repôs o empate para o Benfica. FC Porto venceu e reforçou liderança

Sporting e Benfica empataram (1-1) na quarta jornada da fase de apuramento de campeão de iniciados (sub-15), repetindo o mesmo resultado dos últimos encontros entre as duas equipas nesta época (1-1 e 0-0). 

Num arranque intenso e com os dois conjuntos à procura da baliza adversária, o primeiro aviso foi dado pelo Sporting com um remate de Igor Ribeiro (4’) ao lado das redes encarnadas. Do outro lado, Santiago Cavaco (5’) quase inaugurou o marcador com um pontapé ligeiramente ao lado. Joaquim Cabeçana estava batido. Ainda dentro dos primeiros 10 minutos, Jacobo Aparício atirou à entrada área e Matvek Volyk defendeu a dois tempos.  

O dérbi acelerava e Rúben Tavares (20’), após cruzamento da esquerda de José Fonseca, antecipou-se ao guardião do Sporting, mas falhou o alvo. Aos 34’, foi a vez dos leões de criarem perigo. David Makinde rematou para intervenção de Matvek Volyk. As redes abanaram aos 37’, mas o golo do Benfica não contou, tendo sido assinalada falta de Gabriel Dias sobre Joaquim Cabeçana quando cabeceou para o fundo da baliza leonina.  

Quando tudo indicava que o empate se iria manter até ao intervalo, David Makinde abriu o livro e inaugurou o marcador com um grande golo, aos 45+2’. O jovem leão recebeu e atirou de fora da área de pé direito. Matvek Volyk não conseguiu impedir que a bola entrasse. 

No regresso dos balneários, João Faria, treinador do Benfica, fez duas mexidas. Leonardo Lima, um dos jogadores lançados para o segundo tempo, fez a diferença logo aos 44’, fazendo a igualdade com um grande remate de pé esquerdo de fora da área. O empate fez bem ao Benfica, que continuou a pressionar à procura da reviravolta.  

O dérbi acalmou, antes de o Sporting voltar a estar por cima. Num momento de pressão dos leões, Matvek Volyk defendeu um remate de Aladje Conté, aos 65’. Já nos últimos cinco minutos, Daniel Lopes atirou à meia volta, mas não conseguiu desfazer a igualdade. Já em período de compensação, David Oliveira viu o segundo amarelo e foi expulso, deixando o Benfica reduzido a 10 elementos. Na sequência do livre, Aladje Conté tentou resolver, mas permitiu uma defesa tranquila a Matvek Volyk. 

Sporting e Benfica somam agora cinco pontos, sendo que as águias têm um jogo a menos.  

FC Porto reforça liderança

O FC Porto derrotou o Belenenses, fora de casa, por 3-2, e aproveitou o empate no dérbi para reforçar a liderança. Os azuis e brancos passam a somar 10 pontos, mais quatro do que o Belenenses e mais cinco do que o Benfica - que tem menos um jogo disputado -, e o Sporting.