De Aaron Fox liderou os Spurs em vitória sobre os Lakers
De Aaron Fox liderou os Spurs em vitória sobre os Lakers - Foto: IMAGO

NBA: Thunder fazem história e igualam o melhor início de sempre

Campeões esmagam Phoenix Suns e estão nas meias-finais da NBA Cup

Os Oklahoma City Thunder asseguraram o apuramento para as meias-finais da NBA Cup com uma vitória esmagadora por 138-89 sobre os Phoenix Suns, numa partida em que chegaram a liderar por 53 pontos.

Este triunfo marcou a 16.ª vitória consecutiva dos atuais campeões esta temporada, estabelecendo um novo recorde para a série de vitórias mais longa na história do clube. E com um registo de 24 vitórias e apenas uma derrota, os Thunder igualaram o melhor arranque de 25 jogos na história da NBA, um feito alcançado pelos Golden State Warriors na época 2015/16 (quando ganharam os primeiros 24 jogos, perdendo no 25.º).

Shai Gilgeous-Alexander, o MVP em título, liderou a equipa de Oklahoma City com 28 pontos e um impressionante diferencial de +43. O poste Chet Holmgren contribuiu com 24 pontos e oito ressaltos. Os Thunder já conhecem bem o palco da final four da NBA Cup, em Las Vegas, tendo chegado à final na época passada, quando acabaram por perder para os Milwaukee Bucks.

A vitória sobre os Suns foi a 17.ª dos Thunder por dez pontos ou mais esta época, tornando-se o primeiro clube da história a atingir esse número em temporadas consecutivas. O recorde de vitórias por essa margem nos primeiros 25 jogos pertence aos Boston Celtics, que em 2007/2008 chegaram às 19.

Essa equipa de Boston, no primeiro ano de Kevin Garnett e Ray Allen, detinha também o recorde de margem de vitória nos primeiros 25 jogos, com 13,9 pontos melhor que os adversários. A marca foi agora obliterada pelos Thunder, que em média têm obtido mais 17,5 pontos por jogo que os rivais neste arranque quase perfeito (a única derrota foi em Portland, contra os Blazers).

Spurs surpreendem Lakers

No outro jogo da madrugada dos quartos de final da NBA Cup, os San Antonio Spurs venceram em Los Angeles os Lakers por 132-119, depois de terem chegado a liderar por uma margem de 24 pontos.

Mesmo sem a sua estrela Victor Wembanyama, ausente devido a lesão, a equipa de San Antonio viu sete dos seus jogadores marcarem dez ou mais pontos. Stephon Castle foi o destaque, com 30 pontos (o seu máximo da época), 10 ressaltos e 6 assistências. De'Aaron Fox somou 20 pontos, enquanto Keldon Johnson, vindo do banco, contribuiu com 17.

O ataque dos Spurs esteve imparável, com uma eficácia de 45% nos lançamentos de três pontos e 50% nos lançamentos de campo, o que frustrou qualquer tentativa de recuperação por parte dos Lakers. A velocidade da equipa texana também foi evidente, resultando em 27 pontos em contra-ataque. Além disso, os Spurs capitalizaram os 11 turnpvers dos Lakers, convertendo-os em 16 pontos.

Para os Lakers, esta foi a terceira vez nos últimos cinco jogos que estiveram em desvantagem por 20 ou mais pontos, um cenário que só tinha ocorrido duas vezes nos primeiros 19 jogos da época. Todas as sete derrotas da equipa de Los Angeles esta temporada foram por uma margem de dois dígitos. Luka Doncic foi o melhor marcador dos Lakers, com 35 pontos, 8 assistências e 5 ressaltos. Marcus Smart, vindo do banco, acrescentou 26 pontos, incluindo oito triplos, e LeBron James registou 19 pontos, 15 ressaltos e 8 assistências.

Os Thunder e os Spurs irão defrontar-se em Las Vegas no próximo sábado, num jogo agendado para a 2h00 da madrugada de domingo (hora de Portugal Continental). Antes, a partir das 22h30, New York Knicks e Orlando Magic defrontam-se na outra meia-final.