NBA: Gobert excluído, 40 pontos de Edwards não chegam para os Timberwolves (vídeos)
A recuperação dos Timberwolves sofreu um percalço na última madrugada: após cinco vitórias consecutivas, a equipa de Minnesota caiu em casa, às mãos dos Phoenix Suns (105-108).
Os Suns ditaram o ritmo desde o início, garantindo vantagem de seis pontos após o primeiro quarto (29-23). Anthony Edwards marcou 12 pontos nesse período. Embora os seus companheiros de equipa se tenham juntado a ele no segundo quarto, os Timberwolves não conseguiram inverter o resultado e foram para o intervalo a perder por quatro pontos (57-61).
O terceiro período trouxe grandes emoções. O poste dos Phoenix Suns, Mark Williams, dominou debaixo do cesto, e Rudy Gobert não encontrou soluções para o travar. O basquetebolista francês, num acesso de raiva e impotência, após um afundanço do poste adversário, atingiu-o com uma cotovelada nas costelas e foi excluído.
Status alert: Rudy Gobert has been ejected Monday after being assessed a Flagrant 2 foul.pic.twitter.com/Ez6PxyJyou
— Underdog NBA (@UnderdogNBA) December 9, 2025
Minnesota conseguiu lidar com a sua ausência e empatar o jogo antes do último quarto.
Os Suns abriram o último período com uma sequência de 7-0 e conseguiram voltar à vantagem. O ímpeto de Edwards e Randle, que reduziram a desvantagem para apenas três pontos nos últimos 60 segundos, não foi suficiente. Edwards marcou para reduzir a diferença para um ponto perto do fim, mas Gillespie, da linha de lance livre, aumentou a diferença para três pontos, que Minnesota não conseguiu anular no último ataque para forçar o prolongamento, já que o triplo de Jaden McDaniels não entrou.
Mark Williams (22 pontos e 7 ressaltos) e Collin Gillespie (19 pontos) destaracam-se nos Suns. Anthony Edwards brilhou com 40 pontos e 9 ressaltos nos Wolves, mas não foi suficiente.
"THAT IS SPECIAL from Anthony Edwards!"
— NBA (@NBA) December 9, 2025
Maybe the nicest of Ant's 27 points so far on Peacock 🍿 pic.twitter.com/maj9EcI7x6
Nos dois outros jogos da noite de segunda-feira, destaque para o primeiro triplo-duplo da carreira de Derik Queen, dos Pelicans — 33 pontos, 10 ressaltos e 10 assistências. Insuficiente, porém, para bater os San Antonio Spurs, que também tiveram um rookie em destaque: Dylan Harper bateu o recorde pessoal, com 22 pontos, incluindo o cesto que passou a equipa visitante definitivamente para a frente, a 11 segundos do fim.
Em Indianápolis, os Indiana Pacers somaram a quarta vitória em seis jogos, depois de terem começado a época com registo de 2 vitórias e 16 derrotas, batendo os Kings graças a noite mágica de Andrew Nembhard: 28 pontos e 12 assistências.