Mundial Sub-17: «Fizemos história, mas nada está ganho», avisa Aragão
Portugal regressou esta terça-feira ao trabalho com os olhos postos na decisão: a final do Campeonato do Mundo de Sub-17, frente à Áustria, na quinta-feira, em Doha. Depois da épica vitória sobre o Brasil nas grandes penalidades, as emoções continuam à flor da pele entre os heróis portugueses.
Em declarações ao Canal 11, João Aragão descreveu o que viveu na meia-final.
«Foi um jogo de grandes emoções, mas são estes jogos de que gostamos. É sempre um orgulho disputar uma meia-final contra uma grande seleção como o Brasil, mas a equipa estava preparada para fazer um grande jogo e sair com uma vitória», começou por dizer, recordando, de seguida, o desempate por grandes penalidades: «Os penáltis são sempre um momento diferente porque não é normal num jogo, mas estamos treinados para isso e correu tudo bem. Senti o grupo confiante, pois isso já tinha acontecido no Europeu. Claro que parece sempre novo, porque é um momento muito especial e difícil de aceitar, dado que a sorte também terá de estar do nosso lado. Mas, felizmente a vitória sorriu para nós, também trabalhámos muito para a conquistar.»
Aragão foi um dos marcadores e explicou como viveu o instante decisivo: «Sentia que nada estava ganho. É sempre bom marcar primeiro, para a pressão ficar para o adversário, mas tínhamos plena confiança no nosso guarda-redes e em todos. O grupo estava muito unido e acreditávamos muito uns nos outros.»
«Vamos fazer de tudo para a vitória sorrir a Portugal»
Já a pensar na final com a Áustria, o jovem internacional deixou claro que nada está garantido: «Uma final como gostamos de jogar, contra uma equipa muito difícil. Não esteve no Euro, mas isso não significa nada, tem todo o mérito em estar numa final do Mundial, já deixou para trás grandes seleções e vamos encarar este jogo tal como o fizemos nos outros: pensar em ganhar, treinar bem, ver o que podemos fazer para os podermos ferir, sendo assim que treinamos, sempre de olhos postos na vitória.»
«Já fizemos história em chegar à final, onde Portugal nunca tinha chegado. Mas é assim que gostamos, somos uma geração com muita qualidade, com muita união e estamos muito perto de fazer história novamente. Mas, primeiro temos de preparar o jogo, pois nada está ganho, a Áustria também fará tudo para ser campeã mundial, mas nós também sabemos as nossas armas, a nossa qualidade, a nossa união. Vamos fazer de tudo, a treinar bem, a comer bem e a dormir bem, para chegarmos a quinta-feira com a vitória a sorrir para Portugal, para darmos um orgulho aos nossos adeptos», concluiu.
A equipa de Bino Maçães realizou esta terça-feira trabalho de recuperação no ginásio, regressando aos relvados na quarta-feira para o treino oficial no Complexo Desportivo de Al Thumama. O selecionador e Rafael Quintas falarão à imprensa às 07h30 (hora de Lisboa), numa conferência conjunta com a comitiva austríaca.
Portugal disputa a primeira final de sempre de um Mundial sub-17, esta quinta-feira, às 16h00 (hora de Lisboa), no Estádio Internacional Khalifa, em Doha. Todos os 21 convocados estão disponíveis para voltar a escrever o nome de Portugal nos grandes palcos do futebol jovem.