Portugal celebra vitória nos penáltis sobre o Brasil no Mundial sub-17 (IMAGO)
Portugal celebra vitória nos penáltis sobre o Brasil no Mundial sub-17 (IMAGO)

É apenas a quarta vez que Portugal está na final de um Mundial

Seleção no Campeonato do Mundo sub-17 faz aquilo que apenas os sub-20 tinham alcançado. Resta à Seleção principal imitá-las no próximo ano...

Pela quarta vez na história, Portugal chega à final de um Mundial de futebol, prova que só existe nos escalões de sub-17, sub-20 e nas seleções principais. A equipa de Bino Maçães ganhou esta segunda-feira ao Brasil e, pela primeira vez, a equipa das Quinas joga a final do Mundial sub-17 na próxima quinta-feira, frente às Áustria, às 16.00 horas.

Antes disto, Portugal só havia atingido a final de um Campeonato do Mundo por três vezes, todas no escalão de sub-20: em 1989, 1991 e em 2011, saindo vencedor nas primeiras duas ocasiões.

Na primeira ocasião, na capital saudita de Riade, a seleção orientada por Carlos Queiroz bateu a Nigéria por 2-0, com golos de Abel Silva e de Jorge Couto, numa equipa que incluía nomes como João Vieira Pinto, Folha ou Paulo Madeira.

Portugal campeão do mundo su-20 em 1989 (Foto: ASF)

Dois anos mais tarde, de novo com Carlos Queiroz enquanto selecionador, Portugal sagrou-se de novo campeão do mundo num Estádio da Luz a abarrotar, onde estiveram 127 mil pessoas. Vencendo o Brasil no desempate por penáltis (4-2) após uma igualdade sem golos, nesta equipa jogavam João Vieira Pinto (de novo), Luís Figo, Jorge Costa e Rui Costa, entre outros.

Em 2011 repetiu-se a final entre estes dois adversários, desta vez jogada na Colômbia. Infelizmente para os lusos, o jogo, desta vez, realizou-se no Brasil. Os golos de Alex Freitas e de Nélson Oliveira não foram suficientes perante uma hat trick e uma exibição cintilante de Oscar, onde também jogavam Philippe Coutinho e Danilo. Portugal, treinado então por Ilídio Vale, contava com nomes como Cédric Soares, Mário Rui ou Sérgio Oliveira.

Nélson Oliveira consolado após final do Mundial sub-20 de 2011 (foto: SÉRGIO MIGUEL SANTOS/ASF)

14 anos depois, Portugal volta então à final de um Mundial, desta feita no escalão de sub-17. Resta ver se a equipa orientada por Roberto Martínez consegue, para o ano, chegar à final do Mundial na América do Norte.

O melhor resultado da seleção principal em Campeonatos do Mundo ainda é o 3.º lugar alcançado em 1966, em Inglaterra, torneio em que Eusébio marcou nove golos em seis encontros.