Mundial: Lobos na máxima força para a estreia com Gales
Portugal apresenta-se na máxima força para a estreia no campeonato do mundo de râguebi, em França. Uma equipa experiente, composta por sete jogadores acima dos 30 anos (Francisco Fernandes, 38, é o mais velho) no XV inicial e 13 jogadores, entre os 23, que vestem as cores de emblemas gauleses das divisões profissionais e semiprofissionais, sendo Mike Tadjer o único representante do Top-14 (Perpignan), divisão de elite france.
16 anos depois de terem pisado, pela primeira vez, uma competição global da bola oval (França 2007), sábado (16h45), em Nice, frente ao País de Gales, os lobos sobem ao relvado do estádio da cidade na Riviera Francesa (35983 lugares) com 19 dos 23 jogadores que asseguraram a qualificação para o Mundial França 2023, no empate (16-16) com os EUA, durante o torneio de repescagem, no Dubai, em novembro passado.
Reconhecendo que os convocados, todos estreantes num Mundial, estavam «muito excitados» e «nervosos» na sessão (difícil) de treinos de ambientação ao estádio e relvado, Patrice Lagisquet recordou que «ninguém está à espera de que Portugal se qualifique para os quartos de final». No entanto, o selecionador nacional salvaguardou que «os jogadores querem mostrar que merecem estar no Mundial», sublinhou durante o anúncio da equipa que defrontará o País de Gales.
«Não tenho uma bola de cristal. Tenho pensado durante meses. Se encontrasse a chave, não diria. Teremos de tentar jogar o nosso melhor e mostrar que melhorámos nas áreas estratégicas do jogo», acrescentou, afastando comparações com o modelo das Fiji (derrotados por Gales). «Tentaremos jogar com a nossa identidade», disparou Lagisquet.
Os 23 de Portugal
XV inicial
1, Francisco Fernandes
2, Mike Tadjer
3, Anthony Alves
4, Martim Bello
5, Steevy Cerqueira
6, João Granate
7, Nicolas Martins
8, Rafael Simões
9, Samuel Marques
10, Jerónimo Portela
11, Rodrigo Marta
12, Tomás Appleton (c)
13, José Lima
14, Vincent Pinto
15, Nuno Sousa Guedes
Suplentes:
16, David Costa
17, Lionel Campergue
18, Diogo Hasse Ferreira
19, Martim Bello
20, David Wallis
21, Pedro Lucas
22, Joris Moura
23, Raffaele Storti
Curiosidades
Jerónimo Portela é filho de Miguel Portela, lobo do França 2007 - titular com a Nova Zelândia e Roménia e saltou do banco frente à Escócia.
Rodrigo Marta, melhor marcador de ensaios de Portugal, fez 8 toques de meta em cinco jogos ao serviço da Seleção Nacional em 2023, quatro deles no duelo com a Polónia, no Rugby Europe Championship.
Anthony Alves, Steevy Cerqueira, Vincent Pinto (campeão do mundo sub-20 pela França) e Joris Moura representaram a França nas seleções jovens (sub-17, sub-18 e sub-20).
Gales e Portugal defrontaram-se uma vez, em 1994. Num encontro histórico, a equipa portuguesa sofreu uma pesada derrota (102-11) no Estádio Universitário de Lisboa, numa tarde de 17 ensaios gauleses, seleção que ultrapassou pela primeira, e única vez, a barreira dos 100 pontos.
Samuel Marques e Steevy Cerqueira recuperaram das lesões e entram no XV inicial. Jori Moura, vindo igualmente de lesão, está nos 23 para defrontar os Dragões Vermelhos.
António Costa na estreia de Portugal
O primeiro-ministro, António Costa, será um dos adeptos portugueses nas bancadas no jogo de estreia de Portugal no mundial, sábado, diante o País de Gales. Costa será acompanhado por outros elementos do executivo socialista. Ana Catarina Mendes, ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares e o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, assistem aos embates com a Geórgia (dia 23) e Austrália (1 de outubro), respetivamente. Marcelo Rebelo de Sousa é esperado no jogo com os Wallabies.
Em 2007, os lobos foram recebidos, à partida para o campeonato do mundo, no Palácio de Belém e Laurentino Dias, secretário de Estado do Desporto (na altura defendeu o alargamento do Mundial a 24 seleções) deslocou-se a França.