Agate de Sousa já está a descobrir o Japão antes da estreia no sábado e não descurou nenhum pormenor (Foto: FPA)

Mundiais Tóquio: «Tratar das unhas relaxa-me»

Seleção Nacional de atletismo, com a maior comitiva de sempre composta por 32 atletas, já está no Japão e viaja hoje de Oita para a capital onde sábado começam os Mundiais. Na luta pelos melhores resultados, muitas caras conhecidas entre as quais Agate de Sousa, medalhada no salto em comprimento nos Europeus de Roma 2024 e estreante no Campeonato do Mundo

Oita foi o local escolhido para a Seleção Nacional fazer a adaptação às 8 horas de diferença para o Japão e agora a maior comitiva lusa de sempre em Mundiais vai rumar a Tóquio, onde sábado, Agate de Sousa se estreia na qualificação do salto em comprimento.

«Agora está bem melhor. Nos primeiros dias foi mais difícil por causa da adaptação a este fuso horário. Havia mais dificuldade em treinar, mas fui-me habituando – era essa a ideia -, e hoje já me senti muito melhor, pois até dormi sere horas. Por isso entendo que faz todo sentido o estágio de preparação», disse a atleta que conquistou o bronze nos Europeus de Roma em 2024.

«Acho que o número de horas não é assim tão importante. O mais importante é a qualidade do treino e ter uma boa equipa, pois os atletas não se fazem sozinhos. De qualquer forma, eu treino cerca de duas horas por dia, faço só uma sessão de treino», contou.

Nos momentos de pausa, a atleta aproveitou para se mimar e conhecer a cidade. «Gosto da cidade, não era capaz de viver aqui, mas é agradável para passar umas férias», contou. «Fui fazer as minhas unhas! Então fui à manicure e fiz as minhas unhas. Gostei, não é muito diferente do que se faz em Portugal – e até estava à espera de algo diferente -, mas foi bom. afinal, isso relaxa-me mais, deixa-me pensar noutras coisas e manter um bocado a minha rotina antes das competições. Nós podemos estar focados num objetivo, na prova, mas devemos procurar outras formas de entretenimento e fazer outras coisas para não estar sempre a pensar nas provas e aumentar a ansiedade. Assim podes relaxar e parar para pensar noutras coisas também», disse a atleta que entra em ação às 10h30 de sábado.