Mundiais de atletismo: nomes de peso (e um recordista) na maior comitiva lusa de sempre
Portugal vai participar nos Campeonatos Mundiais de Atletismo de Tóquio com a maior comitiva de sempre, num total de 32 atletas. A prova decorre entre 13 e 21 de setembro e terá nomes lusos habituados a lutar por medalhas.
Desde logo, integra a lista o sempre candidato Pedro Pablo Pichardo, vice-campeão olímpico de triplo salto, que na semana passada alcançou a melhor marca pessoal do ano, que lhe valeu a prata na etapa final da Liga Diamante, atrás do campeão europeu e olímpico, o espanhol Andy Hernández. Depois de ter falhado os europeus, Pichardo regressa à competição com as cores de Portugal.
Também Auriol Dongmo está de regresso aos Campeonatos do Mundo, depois de uma lesão grave a ter afastado durante largos meses, o que a fez falhar os Jogos Olímpicos. Em março, regressou em grande estilo às grandes competições ao conquistar a medalha de bronze no lançamento do peso, nos Europeus de pista curta.
Isaac Nader é outro nome que acalenta esperanças de andar perto da luta pelas medalhas nos 1500 metros, ele que em junho estabeleceu um novo recorde nacional (3m29,37s), no meeting de Ostrava, na Chéquia.
Nota ainda para a presença de João Vieira (35km marcha), que aos 49 anos vai cumprir a 14.ª participação em Mundiais, o que representa um feito inédito na história da competição.
Apesar de estarem 32 atletas inscritos, a participação lusa deverá ser de 31, uma vez que há cinco nomes escalados para a prova de 4x400 metros e apenas quatro vão participar. Ainda assim, esta comitiva superaria sempre os 30 atletas portugueses que participaram nos Mundiais de Atenas, em 1997.