Mourinho, Dybala, jovens campeões do mundo, Farioli — as respostas de Rui Costa
Rui Costa analisou a atualidade do Benfica antes da partida para a Madeira, onde as águias jogam este sábado com o Nacional, partida da 12.ª jornada da Liga. Do apoio a Mourinho passando pelo mercado de transferências, o presidente dos encarnados também augurou um futuro risonho aos nove jogadores da formação que se sagraram campeões do mundo sub-17.
Rui Costa foi convidado a comentar as críticas de José Mourinho à equipa depois do jogo com o Atlético e posicionou-se ao lado do treinador: «José Mourinho é um treinador extremamente experiente, sabe como falar com a equipa, como falar com os jogadores, como motivá-los e, portanto, acredito sempre muito naquilo que comunica com os jogadores. Há uma comunicação feita para fora, outra para dentro, mas o plantel está bem, recebe bem as mensagem de José Mourinho, disso não há dúvida nenhuma e, portanto, foi mais do que compreensível.»
«Não mudava [nove ao intervalo] porque não sou treinador. Mas acredito que nenhum jogador estaria satisfeito com o que se estava a passar na primeira parte daquele jogo. A comunicação para a equipa é feita, também, consoante a experiência do treinador e do que conhece do grupo de trabalho», acrescentou sobre o assunto.
Rui Costa reagiu aos rumores sobre o interesse do Benfica no avançado Paulo Dybala, da Roma. «Mas quem é que falou de Dybala? Não é verdade. Neste momento, não é verdade. O que gosto é de ter os jogadores prontos para amanhã», respondeu.
Também não se alongou sobre se estava arrependido de alguma contratação feita no verão: «Não, de todo.»
Falou mais, isso sim, sobre os nove jogadores do Benfica — José Neto, Daniel Banjaqui, Mauro Furtado, Rafael Quintas, Stevan Manuel, Anísio Cabral, Tomás Soares, Ricardo Neto e Miguel Figueiredo — que fizeram parte da conquista do Mundial sub-17. «Antes de mais quero dar os parabéns à Seleção por este maravilhoso título. Evidentemente, enquanto presidente do Benfica e benfiquista, estou mais do que orgulhoso por essa equipa estar representada com nove jogadores da casa, nove talentos da casa. Temos ali muito talento e queremos aproveitar da melhor maneira, com toda a certeza. Vamos dar tempo ao tempo, estamos a falar de jogadores muito jovens, com muito talento, não o vamos estragar. Com certeza muitos serão jogadores da primeira equipa», disse.
Sobre a possibilidade de o nevoeiro ameaçar a realização do jogo na Choupana, Rui Costa lembrou que «o Benfica não tem tido muita sorte nos jogos com o Nacional, na Madeira» e acrescentou: «O jogo é só amanhã. Os calendários estão apertadíssimos e vamos esperar que haja jogo.»
Francesco Farioli queixou-se de que o FC Porto não teria o mesmo tratamento que Benfica e Sporting no que diz respeito ao calendário até ao final do ano: «Evidentemente, não vou estar a responder a uma afirmação dessas. Benfica defende os seus interesses no calendário. Não é contra alguém, mas defende o calendário do Benfica. Quem tem tido um calendário muito apertado nesta época é o Benfica, que não teve férias e que tem jogado de três em três dias desde a Supertaça. Se há alguém com calendário muito apertado, somo nós e mais ninguém.»