Tiago Margarido espera o «melhor Benfica» desde que José Mourinho assumiu o comando
Entre elogios ao Benfica, «o melhor» desde que José Mourinho assumiu o comando técnico dos encarnados, Tiago Margarido deixou também a certeza de que o Nacional terá «argumentos para ferir» a águia, neste sábado (18h00) no Estádio da Madeira, em jogo da 12.ª jornada da Liga.
«Desde que estamos cá, enquanto equipa técnica há três anos, olhamos para todos os jogos para vencer, independentemente do adversário. Temos muito respeito pelo Benfica e pela sua capacidade, mas também temos os nossos argumentos e vamos procurar ferir o Benfica nos seus pontos menos bons que identificamos», vincou o treinador dos madeirenses.
Tiago Margarido deixou depois rasgados elogios ao Benfica de José Mourinho: «Contamos com um Benfica fortíssimo, que vem de uma vitória muito boa num campo muito difícil, em Amesterdão [2-0, frente ao Ajax]. Contamos também com o melhor Benfica desde que José Mourinho assumiu a equipa, que apresenta uma maturidade tática assinalável, o que demonstra que os jogadores já entendem claramente as ideias que o treinador pretende. É uma equipa que apresenta uma plasticidade tática bem acentuada, com a capacidade de construir com os dois centrais, mais os dois médios à frente e os laterais projetados num 4x2x3x1 mais clássico, ou em 4x3x3 com os extremos abertos. E também já utilizou três centrais na Taça de Portugal. É um Benfica com uma maturidade tática assinalável para o momento da época, com essa plasticidade. Contamos com um jogo em que vão ser necessários bastantes ajustes, porque o Benfica vai ter obrigatoriamente de fazer alterações e isso será para nós também um momento de desafio.»
O treinador garante que a sua equipa terá a mesma postura que tem tido nesta temporada com os grandes, e que jogará «olhos nos olhos». «Contra o Sporting, aqui em nossa casa, fizemos uma primeira parte olhos nos olhos. Até fomos em vantagem por um, para intervalo. No Dragão, dividimos o jogo até o fim. Olhamos olhos nos olhos nos momentos em que o jogo o permite, porque ele não vai permitir sempre sermos pressionantes. Como tal, vamos sê-lo a espaços e vamos tentar ser o mais ambiciosos possível. A verdade é que sabemos que temos um grande adversário pela frente, mas vamos competir e vamos olhar olhos nos olhos o Benfica», afiançou.
No passado domingo, com o SC Braga para a Taça de Portugal, o Nacional perdeu por 4-2, depois de uma desvantagem de 0.3 ao intervalo. Tiago Margarido não quer ver repetido os mesmos erros dessa fatídica 1.ª parte: «O jogo de Braga foi importante de aprendizagem para nós, porque, de facto, tivemos uma primeira parte em que a nossa atitude não foi a certa. Não estávamos bem posicionados naquilo que era a questão da segunda bola, do duelo, os encurtamentos demoravam sempre a chegar. E na segunda fomos a equipa que somos, completamente diferente nesse nível, porque melhoramos todos esses micro aspetos do jogo e fomos competitivos, ao ponto de sermos superiores ao SC Braga. Isso serve de lição para nós, pelo facto de termos que encarar os jogos desde o início com o mesmo foco, a mesma ambição e a mesma concentração. Portanto, com o Benfica, penso eu que não vamos cometer esse erro.»
Olhando para o momento dos seus jogadores, Tiago Margarido revelou que vai efetuar mexidas nos titulares. «Vão haver ajustes no onze. Não por ser contra o Benfica, mas por respeitar o momento de forma dos atletas que vão começar o jogo», afirmou, dizendo ainda que Witi, que iniciou a semana a trabalhar de forma condicionada «vai a jogo».