José Mourinho pede explicações a Davide Massa, por não ter sido assinalado um penálti sobre Barreiro no jogo com o Leverkusen — Foto: IMAGO
José Mourinho pede explicações a Davide Massa, por não ter sido assinalado um penálti sobre Barreiro no jogo com o Leverkusen — Foto: IMAGO

Mourinho com más recordações dos árbitros que estarão no Benfica-Real Madrid

Árbitro principal, quarto árbitro, VAR e AVAR nomeados pela UEFA já expulsaram o treinador em Itália

A equipa de arbitragem nomeada pela UEFA para o jogo entre Benfica e Real Madrid, amanhã, na Luz, só pode trazer más memórias a José Mourinho. Salvo os árbitros assistentes, o treinador foi expulso, em Itália, pelos restantes quatro.

Davide Massa é o árbitro principal. Mostrou o cartão vermelho ao treinador português no empate entre Roma e Nápoles, a 24 de outubro de 2021, em partida da 9.ª jornada da Serie A. Massa mostrou um amarelo na primeira parte e outro na segunda a Mourinho, que assistiu aos últimos minutos do encontro na bancada.

Davide Massa foi também quarto árbitro no jogo entre Benfica e Leverkusen, da quarta jornada da Champions, que os encarnados perderam por 0-1, com golo de Patrick Schick aos 64 minutos. Pouco antes, aos 58 minutos, ficou um penálti por assinalar, por falta de Tapsoba sobre Leandro Barreiro, que também passou despercebido ao AVAR, então Marco Di Bello, que será amanhã o VAR do jogo com o Real Madrid.

«Tapsoba sabe que Leandro Barreiro está a aproximar-se pela esquerda e abre de forma deliberada o braço para esse lado, numa posição nada natural e normal para intercetar a bola que tinha sido cruzada. Acabou mesmo por colocar o braço, depois de acertar no rosto, sobre o ombro de Leandro Barreiro, impedindo-o de saltar para disputar a bola. Pontapé de penálti que ficou por assinalar a favor dos encarnados», analisou Pedro Henriques, antigo árbitro e colunista de A BOLA.

Reação de Mourinho depois de Marco Di Bello ter assinalado um penálti a favor do Nápoles e contra a Roma em abril de 2020 — Foto: IMAGO

Di Bello, por sua vez, também já expulsou Mourinho em Itália, a 18 de abril de 2020, no empate da Roma em Nápoles (1-1), da 33.ª jornada da Serie A — «Há equipas que jogam para ganhar o scudetto, nós não. Mas nós temos o direito de jogar para ganhar jogos. Hoje pareceu-me que não, não tínhamos o direito de ganhar este jogo», queixou-se o treinador — e a 13 de novembro de 2022, no empate da Roma com o Torino (1-1), da 15.ª jornada da Serie A.

Por fim, o AVAR de amanhã, Gianluca Aureliano, mostrou o cartão vermelho ao treinador, a 7 de janeiro de 2024, no Roma-Atalanta (1-1).

Filippo Meli e Stefano Alassio serão os árbitros assistentes do Benfica-Real Madrid.