Benfica fecha acordo com a NOS por 57,1 milhões/ano até 2028
O Benfica anunciou a celebração de um novo contrato de venda dos direitos televisivos com a NOS para as épocas 2026/27 e 2027/28, num acordo global que ascende a 114,2 milhões de euros, o equivalente a 57,1 milhões por temporada. Trata-se do maior valor alguma vez alcançado no mercado português neste âmbito, lembram os encarnados.
Em comunicado enviado esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Benfica SAD esclarece que o acordo envolve a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, a Benfica TV, a NOS SGPS e a NOS Lusomundo Audiovisuais. O contrato contempla a cessão dos direitos de transmissão televisiva e multimédia dos jogos em casa da equipa principal de futebol para o Campeonato Nacional da I Divisão, bem como os direitos de transmissão e distribuição do canal Benfica TV.
Segundo o mesmo comunicado, a contrapartida financeira direta do contrato de direitos televisivos é de 104,6 milhões de euros para o período de dois anos. A este valor soma-se ainda um contrato de exploração publicitária do canal Benfica TV, estimado em 2,4 milhões de euros adicionais.
Na negociação, a SAD encarnada assegurou igualmente a retenção dos direitos de exploração da publicidade dinâmica no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, nas mesmas épocas desportivas, valorizados em 7,2 milhões de euros.
Com estes diferentes componentes, o total das receitas associadas à televisão nas épocas de 2026/27 e 2027/28 atinge assim os 114,2 milhões de euros, reforçando a posição do Benfica como «o clube com maior capacidade de geração de receitas audiovisuais no futebol português.»
Os jogos do Benfica em casa no campeonato continuarão a ser transmitidos na BTV.