Morreu Nikola Pilic, o mentor de Novak Djokovic
O famoso tenista e treinador Nikola Pilic faleceu aos 87 anos em Rijeka, avança a HRT. Trata-se de um dos melhores treinadores de todos os tempos, que foi, entre outras coisas, o «pai» tenístico de Novak Djokovic.
Carreira como Tenista
Nikola Pilic foi membro do TK Split a partir de 1953. Desde 1957, jogou pela seleção juvenil da Jugoslávia e, a partir de 1961, pela seleção sénior. Conquistou o Campeonato da Jugoslávia 5 vezes em singulares (1962-64, 1966-67), 7 vezes em pares masculinos (1959 com Srđan Jelić e com Bora Jovanović de 1961-66) e uma vez em pares mistos com Marica Cindrak em 1959. Na sua carreira, venceu 3 torneios, e a sua melhor classificação no ranking ATP foi o 12.º lugar (31 de outubro de 1973, e antes da Era Open, o 7.º lugar).
Disputou uma final de Grand Slam em singulares, quando perdeu no Roland Garros de 1973 para Ilie Năstase em três sets. Pilić participou em duas finais de Grand Slam em pares. Em Wimbledon 1962, ele e Bora Jovanović foram derrotados pelos australianos Bob Hewitt e Fred Stolle. Venceu o US Open de 1970 em pares com o francês Pierre Barthes, derrotando a dupla australiana Roy Emerson / Rod Laver por 3-1. Além disso, em 1963, conquistou o ouro nos Jogos do Mediterrâneo em pares, jogando com Bora Jovanović. Retirou-se em 1978.
Carreira como Treinador
Como treinador, conquistou a Taça Davis com a Alemanha três vezes em 1988, 1989 e 1993. Nessa altura, treinou tenistas famosos como Boris Becker e Michael Stich. Alcançou sucesso com a seleção croata de ténis em 2005, quando venceu a Eslováquia na final em Bratislava. Trabalhou como consultor da seleção sérvia na Taça Davis e também participou no triunfo de 2010.[1] Possui uma academia de ténis em Munique, onde muitos tenistas famosos treinaram, incluindo o tenista sérvio Novak Djokovic. Em 2020, foi-lhe atribuída a Medalha de Ouro por Mérito da República da Sérvia.
Novak sobre Pilić: O meu pai tenístico, mentor...
Novak Đoković, o melhor desportista sérvio, expressou em várias ocasiões a sua grande gratidão ao seu "pai tenístico" e mentor Nikola Pilić. Pilić colaborou com Novak desde tenra idade, e o sérvio aprendeu os seus primeiros passos no ténis precisamente na sua academia na Alemanha. Đoković, aos 12 anos, chegou à Academia de Ténis de Nikola Pilić em setembro de 1999, e lá permaneceu durante quatro anos.
«Senhor Niko. O meu pai tenístico. Mentor. Um homem que partilhou desinteressadamente todo o seu conhecimento e experiência sobre ténis e vida comigo. A amabilíssima esposa de Niki, Mia, e Niki receberam-me de braços abertos na sua academia de ténis na Alemanha e trataram-me como se fosse seu filho. Os meus pais e nós, os três irmãos, nunca esqueceremos isso. A paixão de Niki pelo ténis é extraordinária e inspiradora. Ele está prestes a fazer 80 anos e passa quase todos os dias 4 horas no campo. O campo é a sua casa. Tive a grande sorte de ter Niki como mentor. Aprendi com ele como uma abordagem simples, mas muito dedicada ao ténis, dá resultados. A disciplina enorme foi-me incutida pelos meus pais, passando por Jelena Genčić e chegando a Niki, como base para todos os meus empreendimentos. Niki é o único treinador na história do ténis que conquistou 5 Taças Davis por 3 nações diferentes (Alemanha, Croácia, Sérvia). Teve uma das melhores academias de ténis da Europa, onde cresceram grandes nomes como Becker, Stich, Ivanišević... Bem, eu também estive lá. Serei eternamente grato a Mia e Niki por tudo o que fizeram por mim e pela minha família.» Novak Djokovic sobre Nikola Pilic em 2018.
Artigos Relacionados: