Carlo Ancelotti está no cargo desde maio do ano passado
Carlo Ancelotti está no cargo desde maio do ano passado - Foto: IMAGO

Carlo Ancelotti prepara-se para renovar com o Brasil até 2030

Italiano vai manter-se no cargo de selecionador por mais quatro anos, sendo que a renovação é vista «como uma mera formalidade»

Carlo Ancelotti está prestes a assinar um novo contrato de quatro anos com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), um acordo que o manterá como selecionador nacional até 2030. Embora a documentação ainda não esteja finalizada, a renovação é vista como uma mera formalidade, garante The Athletic.

A notícia surge depois de, em dezembro, o jornal ter avançado que o técnico italiano estava em negociações adiantadas para prolongar o seu vínculo para além do Mundial deste verão.

Recorde-se que o treinador, de 66 anos, assumiu o comando da seleção brasileira em maio, sucedendo a Dorival Júnior. Para aceitar este desafio, o treinador deixou o Real Madrid, clube onde, numa segunda passagem de quatro anos, conquistou duas La Ligas e três UEFA Champions Leagues.

Ancelotti, o primeiro selecionador estrangeiro na história do Brasil, orientou a equipa nos últimos quatro jogos da fase de qualificação da CONMEBOL para o Mundial. Sob a sua liderança, o Brasil somou vitórias contra o Chile e o Paraguai, um empate com o Equador e uma derrota frente à Bolívia, garantindo a 23.ª presença da sua história na competição.

Desde então, a seleção disputou quatro jogos amigáveis, com um saldo de duas vitórias (Coreia do Sul e Senegal), um empate (Tunísia) e uma derrota (Japão).

Esta é a primeira experiência de Ancelotti como selecionador numa carreira de 31 anos que começou em 1995 na Reggiana, na Serie B italiana. O seu vasto currículo inclui passagens por clubes como Parma, Juventus, Milan, Chelsea, PSG, Real Madrid, Bayern, Nápoles e Everton, tendo conquistado seis títulos de campeão nacional e cinco Ligas dos Campeões.

Durante o Mundial, a seleção brasileira ficará sediada em Morristown, Nova Jérsia, e treinará no Red Bull Performance Center, um centro de treinos ainda por inaugurar, propriedade dos New York Red Bulls da MLS.

A campanha do Brasil no Mundial começa a 13 de junho contra Marrocos, no MetLife Stadium, em East Rutherford. Seis dias depois, defrontará o Haiti no Lincoln Financial Field, em Filadélfia. A equipa de Ancelotti encerrará a fase de grupos a 24 de junho, frente à Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami.