Micael Sequeira: «Se relaxarmos, vamo-nos desconcentrar e o erro vai surgir»
A equipa feminina do Sporting defronta, na próxima quarta-feira, as suecas do FC Rosengard, na 2.ª mão da 2.ª pré-eliminatória da UEFA Women’s Europa Cup, às 18h00, em Malmo. Em antevisão ao encontro, o treinador Micael Sequeira mostrou-se cauteloso, apesar da vantagem conseguida na 1.ª mão, vitória por 3-0, em Alcochete.
«Encaramos da mesma maneira que encarámos o primeiro jogo, ou seja, com muita seriedade, concentração, ir à procura de corrigir algumas coisas em que não estiveram tão bem. A concentração, o foco, terão de ser exatamente os mesmos, porque se não for, se relaxarmos, vamo-nos desconcentrar e o erro vai surgir. Portanto, a política terá de ser exactamente a mesma, muita seriedade a encarar o jogo desde o primeiro minuto, porque vai ser um jogo difícil, é a segunda parte, não está nada fechado», sublinhou, em declarações aos canais de comunicação do clube.
O treinador leonino fez questão de reforçar a mensagem passada às jogadoras: «É estarmos sempre muito centrados naquilo que podemos controlar, que é a bola seguinte, o segundo seguinte, e é nisso que nos temos de concentrar. Perguntam-me, e se sofrermos um golo? E eu coloco a questão: e se marcarmos um golo? É exatamente a mesma coisa, porque um golo logo no início não vai alterar nada, podemos sofrer a seguir por isso o foco terá de ser exatamente o mesmo, independentemente de sofrermos ou marcarmos, temos de estar concentradas até ao final.»
Micael Sequeira quer que a equipa agarre da melhor maneira a oportunidade de estar a jogar uma prova europeia: «A organização [UEFA] criou esta nova competição que permite a estas equipas que ficaram muito próximas de entrar na Liga dos Campeões ganharem experiência a este nível e esta competição é fantástica nesse sentido, com equipas fortes, o que nos permite ganhar experiência, jogar de três em três dias, e permite-nos pensar em passar aos oitavos de final. E, depois, sucessivamente, tentar os quartos, ter o sonho de chegar às meias e portanto, o objetivo do Sporting é o de ir o mais longe possível.»
«Estamos preparadas»
A lateral-esquerda Madison Haugen, que inaugurou o marcador no jogo da 1.ª mão, falou sobre o encontro com as suecas, destacando que encaram o jogo como se estivesse 0-0: «Fizemos um excelente trabalho na primeira mão ao marcarmos três golos, mas tudo pode acontecer no futebol, por isso, sim, foi excelente ganharmos, mas abordamos esta segunda mão como se não tivesse acontecido [a primeira], queremos ir para o jogo fora e voltar a ganhar.»
A nível individual, Madison Haugen não poderia estar mais satisfeita com o início de temporada que tem protagonizado de leão ao peito: «Tem sido excelente, a pré-época ajudou-me a mim e à equipa a prepararmo-nos muito bem, tivemos um longo tempo para nos prepararmos taticamente, nos recursos individuais também, por isso é bom ver esse trabalho recompensado no relvado, tanto a nível individual, como de equipa.»
Numa análise à equipa adversária, a norte-americana destacou: «Penso que tentarão marcar golos, mas estamos preparadas para isso. Um dos nossos objetivos é ter sempre a folha limpa [não sofrer golos], provavelmente elas procurarão ter mais iniciativa do que outras equipas para nos tentar marcar, mas estaremos preparadas para isso e estaremos bem defensivamente.»
Capeta, Wellmann e Martins sem limitações
De realçar que a equipa técnica vê-se com mais três opções, depois de a avançada Ana Capeta, a guarda-redes Anna Wellmann e a média Joana Martins já se treinarem integradas no grupo, sem limitações. Em sentido inverso, Telma Encarnação, Miri O´Donell e Andreia Bravo continuam entregues aos cuidados do departamento médico.
Último treino antes da viagem para a Suécia 🇸🇪 na UEFA Women´s Europa Cup 👁️ #FutFemSCP pic.twitter.com/785hSqvVcP
— Sporting CP Futebol Feminino (@FutFemSCP) October 13, 2025
A comitiva leonina parte amanhã, terça-feira, para a Suécia, onde ainda irá realizar um treino de adaptação ao relvado do estádio onde, no dia seguinte, defronta o FC Rosengard.