Mercedes domina na Austrália com dobradinha de Russell e Antonelli
George Russell venceu o Grande Prémio da Austrália, prova de abertura da temporada de 2026 da Fórmula 1, garantindo uma dobradinha para a Mercedes. O piloto britânico, que partiu da pole position, recuperou a liderança perdida no arranque e geriu a corrida até ao fim, com o seu colega de equipa, Andrea Kimi Antonelli, a terminar em segundo. Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio.
We reckon George is happy with that result! 😆#F1 #AusGP pic.twitter.com/yZyDG4ZYB9
— Formula 1 (@F1) March 8, 2026
George Russell demonstrou um controlo impressionante na liderança da corrida. O piloto inglês confirmou via rádio que conseguiria chegar ao final sem necessidade de mais uma paragem nas boxes. Durante a prova, Russell construiu uma vantagem superior a cinco segundos sobre o seu colega de equipa italiano, uma margem que aumentou ligeiramente na volta 40, a menos de 20 voltas do fim.
A corrida, disputada na madrugada deste domingo, ficou marcada por um intenso duelo inicial entre Russell e Leclerc. O piloto monegasco da Ferrari realizou um arranque fulminante, saltando do quarto para o primeiro lugar ainda antes da primeira curva. No entanto, a estratégia da Mercedes revelou-se decisiva. Aproveitando um período de bandeira amarela na volta 12, devido a uma avaria no Red Bull de Isack Hadjar, a equipa alemã chamou os seus dois pilotos às boxes, uma jogada que lhes permitiu assumir o controlo da prova.
A Ferrari, por sua vez, optou por manter os seus pilotos em pista durante as interrupções, uma decisão que não deu frutos. A equipa italiana só chamou Leclerc e Hamilton às boxes a partir da volta 25, altura em que a Mercedes já tinha consolidado a sua vantagem. No final, Lewis Hamilton terminou na quarta posição.
As primeiras voltas foram eletrizantes, com Russell e Leclerc a trocarem de posição por seis vezes antes da décima volta. A luta pela liderança foi renhida, com ultrapassagens e respostas imediatas entre os dois pilotos. A juntar-se à batalha, Andrea Kimi Antonelli, que caiu para sétimo no arranque, recuperou rapidamente e, na sexta volta, já era quarto, confirmando a superioridade da Mercedes.
A prova ficou ainda marcada por vários abandonos. O piloto da casa, Oscar Piastri (McLaren), nem sequer chegou a arrancar, após um despiste na volta de reconhecimento. Juntaram-se à lista de desistências, sem surpresa, os dois Aston Martin, com Fernando Alonso e Lance Stroll - não passaram da volta 40, como previsto pelo engenheiro Adrian Newey -, Valtteri Bottas (Cadillac), Isack Hadjar (Red Bull) e Nico Hulkenberg (Audi).
Aston Martin retira ambos os carros da corrida antes da volta 40, confirmando a afirmação de Newey de que não iriam completar a corrida.
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) March 8, 2026
🚦 𝐀 𝐧𝐨𝐯𝐚 𝐞𝐫𝐚 𝐣𝐚́ 𝐜𝐡𝐞𝐠𝐨𝐮. Apagam-se as luzes, arranca desde €3,33 por Grand Prix 👉 https://t.co/HUIGfPVCYZ#DAZNF1 pic.twitter.com/D1VbfWLuwZ
A temporada de 2026 da Fórmula 1 prossegue no próximo fim de semana, a 15 de março, com o Grande Prémio da China, no Circuito de Xangai, que será palco da primeira corrida sprint do ano.