Mercado Tondela: extremo garantido por três temporadas
No passado dia 10, A BOLA tinha noticiado em primeira mão que o Tondela estava interessado em Afonso Rodrigues, extremo de apenas 22 anos que pertence aos quadros do Famalicão. Agora, cerca de duas semanas depois, o nosso jornal está em condições de garantir que o negócio está mesmo fechado.
O facto de Afonso Rodrigues estar ligado ao Famalicão por mais duas épocas levou, naturalmente, a que minhotos e beirões tivessem de chegar a um acordo e A BOLA revela-lhe agora qual foi o entendimento entre os dois clubes que permitiu o fecho nas negociações.
O emblema famalicense aceitou libertar o jogador sem qualquer contrapartida financeira, mas, defendendo os seus interesses, salvaguardou 50 por cento do passe de Afonso Rodrigues. Dessa forma, a transferência do extremo não comporta custos para o Tondela, mas os auriverdes passam a partilhar os direitos económicos do atleta com o conjunto minhoto.
No que diz respeito ao plano apresentado pelo Tondela ao jogador, estamos a falar de um contrato válido por três temporadas, ou seja até 2028. Será, assim, mais uma oportunidade para Afonso Rodrigues singrar no principal escalão do futebol português, palco que já havia pisado em 2023/2024 com a camisola do Famalicão (10 jogos, um golo e duas assistências) e também na primeira metade da época que agora termina (cinco partidas). Na segunda fase de 2024/2025, recorde-se, o extremo rumou, por empréstimo, ao Paços de Ferreira, sendo que com a camisola dos castores, na Liga 2, contabilizou uma mão cheia de encontros.