Jota Silva quer resolver o futuro rapidamente (Foto IMAGO) - Foto: IMAGO

Mercado Sporting: acordo para breve por Jota Silva

Há arestas para limar, mas acordo pode ficar selado a curto prazo. É um pedido expresso de Rui Borges à administração leonina e o negócio está perto ser concretizado por empréstimo do Nottingham Forest

Jota Silva, 26 anos, é um desejo expresso de Rui Borges e A BOLA está em condições de adiantar que o treinador poderá ver mais um dos seus pedidos satisfeito pela administração leonina, depois da chegada de Ricardo Mangas (ver página 10), dois jogadores com quem já trabalhou no passado.

Segundo apurámos, as negociações entre as partes intensificaram-se e o acordo para que o internacional português seja leão pode estar para breve, tendo em linha de conta que a base de entendimento está alinhavada e em consonância com as pretensões das partes envolvidas, com o Sporting a jogar com a vontade do jogador em voltar a trabalhar com Rui Borges, depois de se terem cruzado no Vitória de Guimarães, em 2024/2025, antes do extremo ter-se transferido para os ingleses do Nottingham Forest.

Rui Borges já afirmou que o seu plantel está a ser construído em consonância com todas as opiniões: «Estamos a tentar arranjar, dentro do que é idealizado de posições, vermos a melhor opção e solução. No Sporting toda a gente conta e muito, cada um no seu papel. Se já trabalhei ou não pode ter coisas boas. O clube é diferente, tudo é diferente. Dentro do que queremos, estamos à procura das melhores soluções.»

No que à negociação diz respeito, há apenas um cenário possível em cima da mesa: empréstimo com opção de compra caso o jogador de afirme de leão ao peito. Os ingleses apontam para os €15 milhões para libertar o jogador, por quem pagaram, recorde-se, no início do ano, sete milhões — num negócio que pode chegar aos €12 M, mediante objetivos —, já tendo ultrapassado os nove.

Ontem foi colocada a circular a informação de que o FC Porto estaria interessado no futebolista natural de Gondomar mas tal não se confirmou e em Alvalade a posição é simples: compra definitiva, para já, está fora de hipótese.

Recorde-se que Jorge Mendes é o agente que está encarregue deste processo que está em negociações diretas com o dono do Nottingham, Evangelos Marinakis, que também é investidor no Rio Ave, para que o acordo seja fechado mais breve possível, outras das pretensões do jogador: definir o seu futuro o quanto antes.

SONDAGENS DA PREMIER LEAGUE

Um dos factores que levou a que o processo negocial ganhasse avanço significativo foi haver interesse real de clubes da Premier League na contratação de Jota Silva, mas a vontade do jogador está em regressar em solo luso, encarando o projeto do Sporting como bastante aliciante — o tricampeonato está na mira dos verdes e brancos —, com a mais-valia de poder reencontrar um treinador que já conhece e em quem deposita total confiança.

Recorde-se que em 2023/2024, Jota Silva brilhou ao serviço do V. Guimarães, tendo marcado 15 golos e feito sete assistências em todas as competições, registo que até lhe valeu a estreia por Portugal, em março, frente à Suécia, tendo voltado a ser aposta de Roberto Martínez diante da Eslovénia. E a boa época realizada levou à mudança para a Premier League, onde, ao serviço do Nothingham Forest fez 37 jogos em 2024/25.

SUGESTÃO DE VÍDEO: