Mercado FC Porto: guarda-redes formado nos dragões pode estar de volta a casa
João Costa está a um pequeno passo de ser reforço do FC Porto, sabe A BOLA.
De acordo com os dados apurados pelo nosso jornal, há já uma base de entendimento entre o FC Porto e o Estrela da Amadora e negócio para a transferência do guarda-redes pode ficar fechado nos próximos dias.
Está, assim, praticamente consumado um regresso de João Costa a uma casa que bem conhece, uma vez que, depois de dar os primeiros pontapés na bola no Andorinha, o guarda-redes rumou ao FC Porto para fazer toda a sua formação, década repleta de sucesso e que lhe valeu um conjunto infindável de títulos. Percurso que, de resto, o antigo internacional jovem por Portugal (dos sub-16 aos sub-20) recordou em recente entrevista a A BOLA.
Recorde-se que, já enquanto sénior, João Costa ajudou o FC Porto B a conquista o título de campeão nacional da Liga 2, na época 2015/2016, sendo que, depois disso, o guarda-redes representou o Gil Vicente. Seguiu-se um período no futebol espanhol (Cartagena, Mirandés, Granada e Murcia), antes do regresso a Portugal, na época 2023/2024, pela porta do Feirense. O passo seguinte foi a estreia na Liga, na segunda metade da temporada que agora termina, quando João Costa rumou ao Estrela da Amadora, clube ao serviço do qual contabilizou 14 jogos e ajudou a permanecer no principal escalão do futebol português.
OS MOLDES DO NEGÓCIO
A transferência de João Costa do Estrela da Amadora para o FC Porto está muito perto de ficar fechada e A BOLA está em condições de explicar o que está em cima da mesa. Porque este negócio implica ainda... mais dois jogadores: Marcus Abraham e Jorge Meireles. Com ambos a fazerem o caminho inverso, ou seja, do Dragão para a Reboleira.
Ao que o nosso jornal apurou, o processo não deverá implicar valores financeiros, havendo, por isso, um acordo que prevê partilhas de passes dos atletas. Nesse caso, o Estrela da Amadora poderá salvaguardar 20 por cento do passe de João Costa (o FC Porto ficará com 80), com o guarda-redes a poder vincular-se aos dragões por três ou quatro épocas.
Já no que diz respeito a Marcus Abraham e Jorge Meireles, assinarão ambos em definitivo pelos amadorenses - em princípio por três temporadas -, com os azuis e brancos a ficarem também com parte dos respetivos passes. Um cenário que pode consumar-se de forma diferente relativamente a ambos. Os tricolores ficarão com 60 por cento do passe do extremo nigeriano, de 25 anos, e os dragões com os restantes 40, ao passo que sobre o ponta de lança português, de 21 anos, o Estrela da Amadora passará a ser detentor de 80 por cento dos seus direitos económicos e o FC Porto os outros 20 por cento.
Sugestão de vídeo:
Notícia atualizada às 17h17
Artigos Relacionados: