Jornalista Jorge Pessoa e Silva analisa n' A BOLA DA NOITE a exibição do avançado italiano frente ao Boavista, com a qual que se estreou a marcar de águia ao peito

Mercado: Benfica avalia contratação de Belotti

Deve marcar presença no Mundial de Clubes. Encarnados não descartam negociar compra. Dependerá das condições

Andrea Belotti chegou ao Benfica em janeiro, emprestado pelo Como até final da época, mas a SAD das águias não descarta a possibilidade de contratar o jogador em definitivo.

Segundo apurámos, o contrato de cedência prevê que o ponta de lança possa representar o Benfica até ao final da participação da equipa no Mundial de Clubes, que vai decorrer nos EUA, entre 14 de junho e 13 de julho, e será muito provavelmente neste contexto que será feita uma avaliação final e tomada uma decisão.

O Benfica está muito satisfeito com Belotti, com a disponibilidade dele para ajudar a equipa em campo e também com o que acrescentou no balneário. Revelou-se muito comprometido e útil, na perspetiva da equipa técnica.

Belotti também desfrutou da experiência na Luz e em Portugal, fez 22 jogos e marcou 4 golos, admitindo, portanto, continuar de águia ao peito na nova temporada. Porém, o italiano tem 31 anos, o titular do ataque é o grego Pavlidis e ainda pode ser contratado mais um ponta de lança, assumindo que os encarnados vão tentar novamente negociar a venda do passe de Arthur Cabral. Neste sentido, o Benfica não vai fazer grande esforço para manter Belotti e a continuidade do italiano dependerá das condições, de um contexto favorável.

O atacante internacional italiano tem contrato com o Como até 2026 e a última época no clube, na qual Belotti fez 19 jogos e marcou 2 golos, deixa antever facilidades para uma eventual ideia de transferência. O problema poderá estar no ordenado de Belotti, em relação ao que as águias estarão dispostas a pagar.

Esta será, portanto, uma possibilidade para maturar nas próximas semanas e em competição, nos EUA.

Belotti foi, recorde-se, protagonista principal no jogo da final da Taça de Portugal, perdido para o Sporting (1-3), que indignou os benfiquistas – o ponta de lança foi pontapeado e pisado na cabeça pelo defesa do Sporting Matheus Reis, não merecendo o lance qualquer avaliação em campo, por parte do árbitro ou do VAR, nem foi mencionado no relatório do jogo do árbitro. A SAD dos encarnados avançou com uma queixa no Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol contra Matheus Reis e Maxi Araújo (este último também esteve no mesmo lance e deu cotovelada em Belotti).

O Benfica entende que é preciso refletir e mudar o futebol português e, em comunicado, anunciou, segunda-feira passada, que se afasta da discussão da centralização dos direitos TV e vai pedir audiência ao Governo para explicar motivos. Neste contexto, o clube também declarou o Estádio da Luz indisponível para receber jogos da Seleção Nacional.

SUGESTÃO DE VÍDEO: