Thiago Silva  - Foto: Rogério Ferreira/KAPTA+
Thiago Silva - Foto: Rogério Ferreira/KAPTA+

Thiago Silva já lança o clássico: «Hoje considero o Benfica o adversário mais difícil»

Central do FC Porto elogia José Mourinho e fala da saída de Filipe Luís do Flamengo

O internacional brasileiro Thiago Silva, defesa do FC Porto, concedeu uma entrevista à cadeia TNT Sports, do Brasil, que só será emitida na íntegra na próxima segunda-feira, mas já deixou várias declarações fortes sobre o momento dos dragões e os rivais diretos na luta pelo título.

Questionado sobre qual o adversário mais difícil entre Benfica e Sporting, o experiente central optou por uma análise diplomática, mas acabou por apontar os encarnados como o teste mais exigente.

«São dois grandes clubes, que procuram ter o controlo do jogo, o que causa dificuldades para o oponente, que no caso somos nós», começou por referir. Ainda assim, o internacional brasileiro destacou o contexto atual do campeonato e a força dos lisboetas.

«O Benfica vem de uns anos sem vencer a Liga, assim como o Porto, e o Sporting é o atual bicampeão. Por esse aspeto, o Sporting está mais preparado, mas como joguei pouco contra eles, posso dizer que o Benfica foi o adversário mais difícil, pelo contexto do jogo e por ser o nosso próximo rival, com um grande treinador», disse, em alusão a José Mourinho, que, segundo Thiago, «é muito estratégico». «No jogo do campeonato, aqui no Dragão, e fez um superjogo contra a gente», numa alusão ao 0-0 da 1.ª volta da Liga.

O Benfica vem de uns anos sem vencer a Liga, assim como o Porto, e o Sporting é o atual bicampeão. Por esse aspeto, o Sporting está mais preparado, mas como joguei pouco contra eles, posso dizer que o Benfica foi o adversário mais difícil, pelo contexto do jogo e por ser o nosso próximo rival, com um grande treinador

No jogo do campeonato, aqui no Dragão, [Benfica] fez um superjogo contra a gente

Sem fugir à questão, concluiu: «Para não ficar em cima do muro, hoje considero o Benfica mais difícil porque é o nosso próximo adversário.»

A saída de Filipe Luís do Flamengo

Thiago Silva aproveitou ainda para comentar a polémica demissão de Filipe Luís do comando técnico do Flamengo, após uma goleada por 8-0 ao Madureira. O central manifestou solidariedade com o compatriota e criticou o timing da decisão.

«O futebol é muito dinâmico, mas acho que o tratamento com o Filipe não foi adequado, a demissão não foi no momento justo. Você ganha um jogo de 8 a 0, depois de um período difícil…», lamentou.

Você ganha de 8 a 0 e, de repente, corta o trabalho de alguém porque acha que não vai dar certo. Mas há três meses tinham ganho tudo. O que mudou? Foram apenas desculpas. A decisão já estava tomada

O defesa portista lembrou o calendário intenso do clube carioca e defendeu os jogadores: «O Flamengo jogou a final do Mundial contra o PSG, os atletas não tiveram muitas férias. Não é fácil desconectar e voltar a ligar de uma hora para outra, principalmente depois de conquistar praticamente tudo.»

Thiago Silva concluiu sublinhando a falta de coerência da decisão: «Você ganha de 8 a 0 e, de repente, corta o trabalho de alguém porque acha que não vai dar certo. Mas há três meses tinham ganho tudo. O que mudou? Foram apenas desculpas. A decisão já estava tomada, acontecesse o que acontecesse.»