A massa adepta do Estoril fez-se representar em bom número na deslocação aos Açores, cumprida este sábado. Foto: Estoril Praia SAD

Meninos (da Linha) à volta da fogueira… e a acreditar

Em bom momento desportivo, o Estoril contou com oito dezenas de apoiantes no embate com o Santa Clara, nos Açores. No sábado, canarinhos recebem o Tondela, apresentando a sua 'fan zone' como exemplo a seguir

O Estoril tem sido o destaque da segunda volta da Liga, com três vitórias nas três rondas já realizadas, e essa curva ascendente faz-se notar inclusivamente junto dos adeptos, que acreditam numa boa classificação – quem sabe, em lugar de acesso às competições europeias  … e demonstram-no.

A deslocação aos Açores foi uma prova disso mesmo: a massa adepta do Estoril esqueceu a considerável distância que separa o recinto do Santa Clara relativamente ao continente e compareceu em número considerável, com cerca de oito dezenas de apoiantes no Estádio de São Miguel, a apoiar e vibrar com novo triunfo dos canarinhos (4-2), o terceiro consecutivo no campeonato.

No final, o plantel estorilista partilhou o êxito junto dos seus apoiantes que já se preparam para… novo convívio, marcado para o próximo sábado, data em que o emblema da Linha de Cascais irá receber o Tondela.

Afinal, a fan zone do Estoril é sobejamente conhecida entre as equipas que compõem a Liga, por ser uma das antigas – foi criada em 2021 e dois anos depois alterou o seu modelo, de maior proximidade aos adeptos e fixa na agenda do clube. A cada jornada em casa, há festa na Amoreira.

Um espaço sui generis, ao estilo Meninos (da Linha) à volta de uma fogueira que aproxima todos aqueles que frequentam esse espaço, situado atrás da bancada principal do Estádio António Coimbra da Mota e cujo responsável é Pedro Calhau, líder do Gruppo, a claque afeta ao Estoril, que desta forma promove e incentiva o convívio entre adeptos do clube… e até adversários.

«Vou dar-lhe um exemplo. Já esteve aqui um casal – marido e mulher - com filho, filha e um dos avós, do Famalicão. Entraram aqui dentro, sentaram-se numa mesa e a menina, com oito ou nove anos por aí, estava tímida e eu comecei ali na conversa com eles e disse deixem estar aí a miúda, ela daqui a um bocado está ambientada. E ambientou-se com os outros miúdos, do Estoril, que estavam todos aqui a brincar, e ficaram aqui a tarde toda. E eles saíram daqui maravilhados», recordou, a A BOLA.

A 'fan zone' do Estoril, sita junto à bancada principal do Estádio António Coimbra da Mota, tem sido um bom exemplo de camaradagem nos jogos da Liga. Foto: Estoril Praia SAD

O carismático adepto do Estoril orgulha-se por incentivar a sã camaradagem entre adeptos e espera dar continuidade a esta ideia. «Isto é a essência do futebol, o saber estar no futebol. Desde que cá estou, estamos aqui todos os jogos desde há dois anos, este é o terceiro ano - 17 jogos em casa, dos 34 que tem o campeonato», conta. E recorda:

«A fan zone já existia, mas não funcionava como agora. Na altura dos jogos em casa, tentava-se organizar da mesma forma, o Estoril promovia e havia gente», termina Pedro Calhau, um dos responsáveis pela dinamização do espaço, que reabre já este fim de semana.