Memphis Depay manifesta apoio ao filho do líder do Comando Vermelho
No Brasil, Memphis Depay está novamente no centro de uma controvérsia. O avançado do Corinthians expressou o seu apoio nas redes sociais ao rapper brasileiro Oruam, que se encontra envolvido na onda de violência pela qual o Rio de Janeiro tem passado nos últimos dias. A mensagem espalhou-se rapidamente e gerou muita discussão.
Memphis enviou uma mensagem privada ao artista, que conta com mais de dez milhões de seguidores no Instagram. Oruam partilhou uma captura de ecrã da mensagem que recebeu do neerlandês. «Mantém-te forte nestes tempos de stress. Vocês podem salvar as crianças e a nova geração», escreveu o antigo jogador do Barcelona e do Manchester United.
Pouco depois, a publicação desapareceu da sua conta, mas as imagens já tinham sido partilhadas pelos meios de comunicação brasileiros.
O que torna o caso mais delicado é o historial de Oruam. O artista de 25 anos é filho de Marcinho VP, considerado pelas autoridades um dos líderes do gangue Comando Vermelho, uma das maiores instituições de crime organizado do Brasil. O seu pai está detido desde 1996 por homicídio e tráfico de droga. O próprio Oruam foi notícia no início deste ano após uma detenção em São Paulo.
Boa noite de cabelo vermelho na minha relíquia pic.twitter.com/WVJcw2cMfL
— 🅞🅡🅤🅐🅜 22 🃏 (@mauro_davi6) October 1, 2025
Quando o seu nome foi amplamente mencionado no Brasil, Memphis reagiu através do X. «Sei que as pessoas gostam de distorcer as minhas palavras para reforçar a sua própria imagem», escreveu. «Tento espalhar positividade, especialmente para os jovens que alcançam milhões com o seu talento. Este mundo precisa de cura – eu preciso de cura – todos precisam de cura», acrescentou.
I know in this world we living in they always wanna twist my words and change stories to push a narrative, because they want to interrupt Gods work.
— Memphis Depay (@Memphis) October 30, 2025
I also know how much influence I have on the younger generation and how many more talented individuals on this world have influence…
O melhor marcador de sempre da seleção dos Países Baixos – com 54 golos – sublinhou que a sua mensagem não tinha intenções políticas ou provocadoras. «Muitas vezes, esses diamantes em bruto vêm de bairros com poucas oportunidades. No entanto, encontram uma forma de sobreviver. Só quero mostrar-lhes que há mais do que isso», afirmou Memphis.
No entanto, a tranquilidade parece estar longe para o avançado de 31 anos. Nos Países Baixos, é elogiado pelo seu envolvimento social, mas, no Brasil, as discussões sucedem-se rapidamente. No início desta semana, Memphis também foi notícia por ter faltado a um treino do Corinthians, depois de um temporal ter impossibilitado a sua viagem do Rio de Janeiro para São Paulo.