Marítimo à espera de voltar aos melhores dias

Marítimo: sócios votam entrada de investidor na SAD, a «maior operação de sempre»

Assembleia-Geral Extraordinária está marcada para o próximo dia 18 de julho

O Marítimo convocou uma Assembleia-Geral Extraordinária para o próximo dia 18 de julho, com o objetivo de submeter a votação a entrada de um novo investidor na SAD verde-rubra. O clube madeirense fala numa «parceria estratégica» com impacto institucional e desportivo, destacando a natureza transparente e estruturada do processo.

O clube não revela a identidade do possível investidor, mas afirma que, a concretizar, será a «maior operação financeira de sempre no universo das SAD em Portugal», com um investimento na ordem dos 15 milhões de euros, podendo atingir um total de 22,5 milhões, se forem cumpridas metas desportivas.

O Marítimo explica que o investidor comprará 40% da SAD e nomeará 3 dos 5 membros do Conselho de Administração. O clube nomeia os outros 2, sendo que a presidência da SAD será sempre escolhida pelo clube. A gestão do futebol será feita em conjunto pelos administradores nomeados pelo investidor e pelo clube.

O emblema madeirense reforça ainda que os símbolos do clube não irão mudar.

Ao contrário de outros processos semelhantes no futebol português, como os casos do Boavista ou da B-SAD, esta operação não está assente na compra de dívida. Segundo o clube, o modelo segue exemplos como os do Famalicão ou do Casa Pia, onde a colaboração estratégica entre investidores e a estrutura do clube resultou em crescimento sustentado tanto a nível desportivo como organizacional.