O Lyon regressou aos triunfos - Foto: IMAGO
O Lyon regressou aos triunfos - Foto: IMAGO

Lyon, de Paulo Fonseca, regressa às vitórias e afunda Luís Castro

Derrota pesada deixa o Nantes em zona perigosa da tabela. Afonso Moreira entrou em campo a tempo de rubricar uma assistência no último jogo sem o técnico luso no banco de suplentes

Depois da tempestade com cinco derrotas consecutivas, eis a bonança de vitórias e golos do Lyon. Os comandados de Paulo Fonseca venceram o Nantes, orientado por Luís Castro, por 3-0, três dias depois de terem goleado o Maccabi Tel Aviv (6-0), na fase de liga da UEFA Europa League.

Anthony Lopes, no regresso ao terreno de um clube que representou durante 22 temporadas, negou o primeiro golo da partida a Pavel Sucic com uma defesa apertada. O Nantes estava a conseguir conter o ímpeto ofensivo do Lyon, até Mwanga deitar tudo a perder, perto do intervalo.

O médio do Nantes até foi admoestado numa primeira fase com amarelo, após acertar com o pé direito na face de Hateboer, mas o VAR aconselhou o árbitro da partida a alterar a cor do cartão. A expulsão de Mwanga aos 43' antecipou uma segunda parte tranquila para os comandados de Paulo Fonseca.

Abner Vinicius, na recarga a um primeiro remate de Satriano ao poste, inaugurou o marcador com facilidade, aos 51'. O ponta de lança uruguaio falhou por centímetros o primeiro golo da partida, mas não saiu de mãos a abanar.

Satriano aproveitou um mau alívio da defesa do Nantes para alargar a vantagem do Lyon aos 70'. Afonso Moreira entrou e campo dois minutos depois para o lugar do luso-francês Mathys de Carvalho.

O extremo do Sporting precisou de apenas de cinco minutos em campo para deixar marca no resultado final. Afonso Moreira patrocinou o bis de Satriano na partida com uma assistência.

O Nantes ainda reduziu a desvantagem aos 86', por intermédio de Deuff, mas o VAR identificou uma falta no início do lance. A equipa de Luís Castro somou o quinto jogo sem perdeu e terminou a 14.ª jornada da Ligue 1 em posição de play-off de descida (16.º), com 11 pontos.

O Lyon saltou para o sexto lugar com 24 pontos, a sete do líder Lens. Este foi o último jogo que a turma do norte de França disputou no campeonato sem a presença de Paulo Fonseca no banco de suplentes.

O técnico luso cumpriu esta noite o último jogo de um castigo de nove meses por ter confrontado um árbitro na receção ao Brest, a 2 de março.