Lukebakio num remate acrobático aos 86 minutos no jogo com o Gil Vicente — Foto: Miguel Nunes
Lukebakio num remate acrobático aos 86 minutos no jogo com o Gil Vicente — Foto: Miguel Nunes

Lukebakio ganha concurso de talentos com elevada nota artística (as notas do Benfica)

Belga marcou dois golos, o último numa acrobacia que levantou o publico das cadeiras. Trubin fez defesa à Courtois ainda com 0-0. Echeverri voltou a deixar água na boca dos adeptos. Prestianni... foi Prestianni
O melhor em campo: Lukebakio (8)

Estava o jogo meio adormecido, com o Benfica a vencer confortavelmente na segunda parte, quando Lukebakio pegou na bola, fez com ela uns malabarismos e umas fintas, junto à linha lateral, animou a plateia, como que a dizer para não se esquecerem dele. Sim, o extremo belga aproveitou a oportunidade. Não apenas pelos golos. No primeiro, aproveitou um ressalto para disparar forte, de pé esquerdo, na área. No segundo dele, terceiro da equipa, após um pontapé de canto, virou-se de costas para a baliza, na pequena área, e, numa acrobacia, rematou com o pé direito ao ângulo esquerdo. Esteve perto de fazer o terceiro, também num disparo malabarístico. Fez movimentos típicos, abriu espaços onde não existiam, lançou alguns companheiros em direção à baliza.

Trubin (7) — Defesa à Courtois, com o braço esquerdo, depois de um disparo forte de Murilo; no mesmo lance, ato contínuo, no relvado, corta a bola com o pé direito e evita a recarga de Kaba (34'). Impediu, numa intervenção tão espetacular como eficaz, que o Benfica sofresse o primeiro golo. Já aos 5', com o pé esquerdo, travou remate cruzado e perigoso de David Moreira. No golo sofrido, remate fortíssimo de Lausen, ainda levou a mão direita à bola, mas não havia força que a travasse.

Dahl (4) — Adaptado à direita, foi assistente involuntário no primeiro golo — bola sobra para Lukebakio após corte de Zé Carlos. Se apanhou só um susto contra David Moreira, tudo mudou contra Tidjany Touré, na segunda parte. Ficou pregado duas vezes no relvado a vê-lo passar. Ainda viu cruzar Touré para El Karouani quase marcar na própria baliza.

Circati (6) — Muito prudente com a bola nos pés, sem trabalho a defender contra Kaba.

Lenglet (7) — O bom jogo de pés na saída para o ataque, em especial os passes longos, foi ferramenta usada pelo Benfica várias vezes, em especial na primeira parte. Quase marcou de cabeça, após canto de El Karouani (19'), voltou a ameaçar da mesma forma na segunda parte (61'). Grande corte, em esforço e sobre a linha de baliza, a evitar autogolo de El Karouani. Walace deu muito mais trabalho que Kaba.

El Karouani (6) — Aos 85' rematou cruzado na área ao poste direito, no início da segunda parte tinha protagonizado lance semelhante, que Samuel Portugal desviou para canto. Muito em jogo, mas sem impacto positivo relevante. Algumas dificuldades a defender e péssima abordagem a um centro de Touré, que desviou para a própria baliza. Foi salvo por Lenglet.

Sudakov (6) — Foi o segundo médio na construção do ataque, posicionou-se mais ao lado de João Palhinha a defender. Está a dar os primeiros passos nessa posição. Entrou na área no lance do primeiro golo e procurou os companheiros no centro. E marcou um golo com muita classe — remate fora da área e de primeira ao ângulo esquerdo.

Palhinha (7) — Como conhece tudo do jogo e o interpreta bem, sabe como e quando pressionar para incomodar ou desarmar o adversário ou posicionar-se para cortar linhas de passe. Tem larga área de ação e por isso são muitos os companheiros de equipa que se sentem com as costas quentes. Equilibra a equipa. Viu amarelo por falta sobre Zé Carlos e cortar contra-ataque perigoso. Às vezes tem mesmo de ser assim.

Echeverri (7) — Quis fazer muito, depressa e bem, nem sempre foi capaz, mas quando a bola lhe chegou aos pés teve muitas vezes a capacidade de acelerar o jogo, desequilibrar o adversário com dribles vertiginosos e encontrar espaços em lançamentos para companheiros em melhor posição. Deixou por isso mais água na boca aos adeptos. Cheirou o golo em dois remates perigosos.

Galeria de imagens 33 Fotos

Schjelderup (6) — Remate cruzado na área ao poste esquerdo (49'). Também esteve no segundo golo de Lukebakio — marcou o canto que sofreu ligeiro desvio de Esgaio antes de chegar ao belga. Mas vezes demais trapalhão e vários remates contra pernas minhotas.

Durán (6) — Golo delicioso — servido por Rafa, esperou, com paciência olímpica e um movimento a ameaçar um toque, a queda de Samuel Portugal para lhe picar a bola com o pé esquerdo. Mas perdeu duelos com Buatu e esteve longe de oferecer o mesmo que Pavlidis quando é servido.

Prestianni (7) — O jogo acabou depois de criar perigo num lance individual. Entrou aos 72 minutos e deu nova alma à equipa, fosse a servir companheiros ou a fintar adversários e inventar jogadas de perigo. Lançou Rafa para o último golo e perto do fim para mais um lance que Anísio não concluiu.

Manu (6) — Entrou para Palhinha descansar. Recuperou a bola no início do quarto golo.

Aursnes (6) — Apoiou Dahl, manteve a equipa calma, viu amarelo por cortar contra-ataque perigoso.

Rafa (7) — Três minutos depois de ter entrado, arrancada à Rafa, deixando tudo para trás e oferecendo golo a Durán. Pouco depois foi derrubado quando se isolava (vermelho para Espigares).

Anísio Cabral (-) — A equipa quis oferecer-lhe um golo. Poderia ter marcado aos 89', mas rematou fraco e à figura.

Próximo artigo

A iniciar sessão com Google...