Liga 2: Marítimo resgata ponto no final... e a liderança partilhada
A 7.ª jornada da Liga 2 arranca com uma bela e emotiva partida: o Marítimo jogava em sua casa tendo em vista alcançar a liderança isolada mas, no final, terá de contentar-se em partilhar (provisoriamente) o topo com o Vizela visto ter sido surpreendido pelo Académico de Viseu, que esteve próximo de causar surpresa em solo insular. Porém, já fora de horas, Adrian Butzke, na recarga a um penálti que, instantes antes, havia desperdiçado, garantiu a igualdade final (2-2).
Os horizontes eram diferentes – se os insulares olhavam para a liderança isolada, os beirões procuravam aumentar distâncias para os lugares de despromoção e as duas etapas foram bem distintas: o Marítimo dominou a primeira, mas não marcou e sofreu na segunda para evitar uma derrota em casa.
A ambição de vitória fez-se notar na entrada em jogo da equipa madeirense que, aos 15 e 19 minutos, protagonizou duas situações de real perigo. Primeiro, foi Erivaldo Almeida quem praticamente já celebrava o 1-0 quando Samba Koné, bravo, afastou o cabeceamento do seu adversário sobre a linha de golo; pouco depois, Alexandre Guedes cabeceou em jeito, a bola ganhou elevação e embateu junto à quina do travessão… pouco antes de ser substituído por Adrian Butzke, por lesão.
Apesar do contratempo, o Marítimo não deixou de dominar e voltou à carga aos 31’, num remate em arco de Raphael Guzzo que passou pouco por alto, e aos 40’ até festejou… mas por breves instantes, visto que o remate certeiro de Marco Cruz foi invalidado por fora de jogo.
O primeiro tempo foi de tendência maritimista mas o arranque de segundo tempo foi… Académico e os visitantes não perderam tempo em adiantar-se no resultado tirando proveito de uma carga do guarda-redes Samu sobre Anthony Correia e um penálti convertido por André Clóvis aos 55’.
A reação dos locais, porém, não se fez esperar e fez-se com nova igualdade aos 59’, obtido num livre lateral batido pela esquerda por Martin Tejón para impulsão de Noah Madsen, que saltou mais alto que toda a defesa viseense para o 1-1.
Ao contrário da etapa inicial, que não registou golos, o segundo tempo decorreu interessante, imprevisível e… com nova vantagem para o Académico de Viseu, através de um remate de longa distância de Samba Koné, com alguma felicidade e um desvio em Madsen aos 63 minutos.
Após o segundo golo e algum ímpeto, os comandados de Sérgio Vieira defenderam com coesão até aos 90... mas não chegou: o Marítimo nunca deixou de acreditar e, no decurso de um tempo de compensação verdadeiramente eletrizante, ainda dispôs de uma grande penalidade.
Na conversão, Adrian Butzke permitiu a defesa de Brígido mas, numa segunda vida (leia-se, a recarga), não desperdiçou, e resgatou um ponto, mal menor para os madeirenses que, desta forma, alcançam o Vizela no topo da classificação da Liga 2.