Liga 2: Benfica B sai por cima no dérbi que leão terminou com nove
Com a receção do Benfica ao Famalicão, na Luz, para a Liga, não houve reforços para o Benfica B no dérbi lisboeta de equipas secundárias – nada que, no entanto, tenha prejudicado os encarnados, que levaram a melhor com um golo solitário, na transformação de um penálti.
O Benfica B até se viu obrigado a mudar o seu habitual guarda-redes – Diogo Ferreira seguiu para o banco da equipa A, como alternativa a Trubin, em função da lesão sofrida por Samuel Soares em Faro - , mas os comandados de Nélson Veríssimo responderam presente com uma prestação mais segura e com mais controlo emocional que um Sporting B que terminou reduzido a nove, face às expulsões de João Muniz e Samuel Justo, aos 72 e 74 minutos.
A primeira parte foi pautada pelo equilíbrio, bem encaixada e marcada pelos duelos e poucas oportunidades - o Sporting B dispôs de dois bons momentos, o primeiro num desvio de João Muniz que não encontrou correspondência ao segundo poste aos 16 minutos, e um remate de trivela de Manuel Mendonça, aos 26’.
O Benfica B, que respondia através da bola parada, conquistou um penálti aos 33’, por mão na bola de Kauã, e Diogo Prioste não tremeu na conversão, dando às águias uma vantagem que estas foram sabendo controlar.
Esse controlo, de ordem física mas também emocional, fez-se notar no segundo tempo e o Sporting B, por sua via, tentou, mas sempre com escassa inspiração e demorou vinte minutos para criar perigo efetivo, com Samuel Justo a atirar a partir de zona frontal, porém para defesa segura de Ricardo Ribeiro.
Os verdes e brancos pareciam dispostos a relançar a partida mas, minutos depois, cometeram verdadeiro harakiri ao perderem dois jogadores, João Muniz e Samuel Justo, por expulsão no espaço de… pouco mais de dois minutos, o que complicou o esforço sportinguista em evitar a derrota.
Com vantagem de um golo e o adversário reduzido a nove, o Benfica B ganhou natural ascendente nos minutos que se seguiram e esteve próximo de matar o jogo face à boa entrada de Ivan Lima, que esteve próximo de marcar aos 81 e 85 minutos e ainda serviu Leandro Santos ao segundo poste aos 86’, mas este não conseguiu fazer o desvio e a diferença mínima manteve-se até final.