John Elkann - Foto: IMAGO

Líder da Ferrari e Juventus vai cumprir serviço comunitário após acordo judicial

John Elkann condenado por evasão fiscal

John Elkann, o influente líder da Ferrari e da Juventus, irá cumprir um ano de serviço comunitário como parte de um acordo judicial em Itália, relacionado com uma disputa por evasão fiscal, avança a BBC.

Os impostos em questão estão ligados à herança que Elkann e os seus irmãos, Lapo e Ginevra, receberam após a morte da sua avó, Marella Caracciolo, em 2019. Como parte do acordo com o tribunal italiano, John, Lapo e Ginevra Elkann pagarão um total de 183 milhões de euros às autoridades fiscais italianas, sem, contudo, admitir culpa nas acusações de evasão fiscal.

«O desejo de John Elkann de cumprir um período de liberdade condicional deve ser visto no seu contexto e não significa, tal como o acordo com as autoridades fiscais, uma admissão de culpa. Se este pedido for aceite e o senhor Elkann for colocado em liberdade condicional, após o seu término, todas as acusações contra ele serão retiradas. Este desfecho será idêntico ao de Ginevra e Lapo», declarou à BBC o advogado da família Elkann, Paolo Siniscalchi.
Andrea Agnelli (IMAGO)
Família Agnelli é proprietária da Juventus, através da empresa Exor, sendo Andrea Agnelli visto como uma das figuras mais influentes do futebol italiano (IMAGO)

De acordo com a acusação do Ministério Público italiano, John, Ginevra e Lapo não declararam a herança recebida, no valor total de quase mil milhões de euros, e rendimentos de 248,5 milhões de euros, alegando que a sua avó residia na Suíça. Este processo insere-se num caso mais abrangente entre John, Ginevra e Lapo Elkann contra a sua mãe, Margherita Agnelli, relativamente à herança de Gianni Agnelli.

Margherita Agnelli pretende anular acordos que assinou em 2004, após a morte do seu pai, para poder transferir a sua herança, avaliada em 1,2 mil milhões de euros, para os seus cinco filhos do segundo casamento. John Elkann é o filho mais velho de Margherita Agnelli do seu primeiro casamento. Desde 2018, é presidente da Ferrari e, desde 2021, lidera também a Stellantis.

Ainda não é claro como John Elkann irá cumprir o seu serviço comunitário. Segundo a agência Reuters, este poderá incluir trabalho em lares de idosos ou em centros de apoio a pessoas com diferentes dependências.