Lewandowski com nova decisão sobre seleção da Polónia
Depois de se ter retirado há semanas da seleção da Polónia, após um conflito relacionado com a braçadeira de capitão, Robert Lewandowski está perto de voltar atrás na sua decisão, segundo o novo selecionador Jan Urban, que substituiu Michal Probierz, afastado precisamento devido a um conflito intenso com o avançado do Barcelona.
O problema entre Robert Lewandowski e a seleção nacional poderá terminar com um final feliz para o avançado polaco. O novo selecionador, Jan Urban, afirma que o regresso do ponta de lança, com 158 internacionalizações e 85 golos, é iminente.
«Perguntei-lhe por telefone se queria voltar e o Robert respondeu-me afirmativamente. Portanto, considero que é um passo em frente», revelou o técnico de 63 anos, contratado pela federação de Varsóvia a 18 de julho, à rádio RMF FM.
Em junho, Lewandowski retirou-se após um conflito com o antigo selecionador Michal Probierz, que entretanto se demitiu devido ao escândalo relacionado com a despromoção do avançado de 36 anos do cargo de capitão da seleção polaca.
Urban esclareceu que a atribuição da braçadeira para os próximos jogos ainda não foi decidida: «Não quero discutir este assunto apenas com o Robert, mas também com todos os envolvidos. A decisão será minha, mas gostaria de ouvir a opinião dos outros jogadores.»
Desde 2014, Lewandowski foi capitão em 93 jogos!
A Polónia vai defrontar as seleções dos Países Baixos e da Finlândia no início de setembro, no âmbito da qualificação para o Mundial 2026. Resta saber se Lewandowski, lesionado na coxa e ausente no regresso da competição na La Liga, será convocado pelo novo selecionador.
Há dois meses, Robert Lewandowski renunciou à seleção depois de a federação anunciar que deixaria de ser capitão, justificando a sua decisão através das redes sociais: «Tendo em conta as circunstâncias e a perda de confiança no selecionador nacional da Polónia, decidi retirar-me enquanto ele se mantiver no cargo. Espero ter novamente a oportunidade de jogar diante dos melhores adeptos do mundo.»
Lewandowski era o capitão da seleção desde 2014, quando assumiu o papel de Jakub Błaszczykowski. No total, Robert jogou 93 partidas como capitão, um recorde na história da seleção polaca!