John Textor, dono do Botafogo
John Textor, dono do Botafogo - Foto: IMAGO

Lembras-te, Benfica? Botafogo avança com processo judicial contra John Textor

Clube brasileiro exige o pagamento de aproximadamente 24.9 milhões de euros à Eagle Holding, empresa detida pelo empresário norte-americano

O Botafogo interpôs uma ação judicial contra a Eagle Holding, empresa detida por John Textor que controla a Sociedade Anónima de Futebol (SAF) do emblema brasileiro.

Em causa, de acordo com o clube, está uma dívida que ascende quase aos 25 milhões de euros. Segundo avançou o jornal O Globo, o Botafogo exige o pagamento de aproximadamente 24.9 milhões de euros, valor que corresponde a pelo menos dez por cento do passivo declarado pela própria SAF.

Além disso, a equipa do Rio de Janeiro pede ainda ao tribunal que impeça a distribuição de dividendos à Eagle até que seja apresentado um plano para a regularização deste passivo. O Botafogo acusa a Eagle, de John Textor, de gestão imprudente e irresponsável.

Por sua vez, o empresário norte-americano atribui a culpa da situação à gestão do clube.

John Textor, recorde-se, esteve em vias de entrar na SAD do Benfica, mas as negociações foram interrompidas em abril de 2022. O objetivo era comprar 25 por cento das ações da sociedade encarnada.

Além do Botafogo, Textor é ainda acionista do Lyon e do RWD Molenbeek.