Monegasco terminou o campeonato de 2025 no 5.º lugar       Fotografia Imago
Monegasco terminou o campeonato de 2025 no 5.º lugar Fotografia Imago

Leclerc: «Este ano é uma grande oportunidade para todos»

A cumprir a quinta temporada na Ferrari, o monegasco, ambiciona colocar o SF26 da equipa de Maranello no topo do Mundial de 2025 depois de ter terminado no pódio por dias vezes nas última quatro temporadas

O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, partilhou a sua opinião de que a temporada de 2026 oferece uma grande oportunidade para as equipas fazerem algo diferente e ganharem uma vantagem significativa com a introdução de regras técnicas totalmente novas.

O comentário do monegasco à F1 TV surge durante o segundo dia do teste de pré-temporada em Barcelona, o primeiro para a Scuderia. Leclerc afirmou que espera que a Ferrari seja a equipa que terá vantagem, mas acrescentou que, mesmo que não seja o caso, em Maranello irão esforçar-se ao máximo para recolocar a equipa no topo.

Com a incerteza generalizada sobre o impacto das novas regras, Leclerc acredita que 2026 pode abrir portas a mudanças significativas na hierarquia da Fórmula 1. E não esconde a ambição. «Estou muito entusiasmado. Estou ansioso para ver o que os outros prepararam e onde nos situamos em relação a eles, quando começarmos a forçar um pouco mais».

«Penso que este ano é uma grande oportunidade para qualquer equipa fazer algo diferente e talvez ganhar uma vantagem maior do que aquilo que vimos nos últimos anos. Espero que sejamos a equipa que fará a diferença. Mas, onde quer que comecemos, vamos esforçar-nos ao máximo para recolocar a Ferrari no topo. Já passaram muitos anos, por isso espero que este seja o nosso ano», declarou ainda o monegasco.

Note-se que a Ferrari abriu, esta terça-feira, a preparação para a temporada com o primeiro shakedown do novo SF26 no Circuit de Barcelona‑Catalunya. Num dia marcado pela chuva intermitente, Leclerc foi o primeiro, completando 64 voltas antes de entregar o carro a Lewis Hamilton para a sessão da tarde.

O objetivo destes testes iniciais é simples: garantir que tudo funciona antes das sessões oficiais no Bahrein, em fevereiro. E Leclerc deixou claro que o foco está longe de ser o desempenho puro. «Foi ótimo voltar ao carro. Este é um monolugar totalmente novo e muito diferente dos anteriores. Nesta fase, queremos apenas confirmar que todos os sistemas funcionam como devem , Até agora, tudo correu bem».

Apesar das condições de pista longe do ideal, a Ferrari cumpriu o programa previsto. Leclerc destacou a importância de validar os novos sistemas introduzidos pelas profundas alterações regulamentares de 2026, tanto ao nível técnico como dos motores. O piloto mostrou-se satisfeito com o comportamento inicial do SF26 e sublinhou que a busca por rendimento só começará mais tarde. «Primeiro precisamos de perceber como tudo reage. O ritmo virá depois».