Sporting derrotou o Club Brugge na Youth League - Foto: SPORTING CP
Sporting derrotou o Club Brugge na Youth League - Foto: SPORTING CP

Leão continua a ser rei na Europa

Conjunto orientado por João Gião venceu o Club Brugge e garantiu o apuramento para os 16 avos da UEFA Youth League. Belgas, que ainda não tinham sofrido qualquer golo na competição, reduziram já na compensação, mas os três pontos ficaram mesmo em território luso

O leão continua a ser rei na Europa. O Sporting recebeu e venceu (2-1) o Club Brugge, na 5.ª e penúltima jornada da fase de liga da UEFA Youth League e está apurado para os 16 avos de final da competição.

Pela frente, os verdes e brancos (que somavam duas vitórias e dois empates) tinham um adversário que contava por triunfos todos os quatro encontros que tinha realizado, razão que pode ajudar a explicar uma primeira parte onde o equilíbrio foi a nota dominante, pelo que os níveis de espetacularidade ficaram aquém do desejado.

Nesse período, o Sporting não conseguiu qualquer remate enquadrado à baliza contrário, sendo que o Club Brugge somou duas aproximações perigosas à área leonina: Jesse Bisiwu atirou à figura de Miguel Gouveia (15’) e Laurens Goemaere desviou a rasar o poste direito, na sequência de uma assistência de cabeça de Kaye Furo, após livre de Jessi da Silva (19’).

O nulo ao intervalo acabava por ser simpático para o conjunto português, mas a grande verdade é que a mensagem de João Gião em tempo de descanso surtiu efeito total. Os jovens leões apareceram transfigurados na etapa complementar e foram donos e senhores dos segundos 45 minutos. Fruto de uma pressão alta, de uma circulação rápida e da correta exploração dos flancos, o Sporting começou a alugar o meio-campo ofensivo e logo aos 50 minutos foi contemplado com a vantagem: Manuel Kissanga, no coração da área, deu o melhor seguimento a um passe primoroso de Daniel Costa e provocou a primeira explosão de alegria nas bancadas do Estádio Aurélio Pereira, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

O golo fez (muito) bem à equipa leonina – nota para a estreia a titular de Duarte Tomás, jovem ala de apenas 16 anos (filho de Marinho, antigo jogador formado no Sporting e que viveu o ponto mais alto da carreira ao serviço da Académica, ao apontar o golo que permitiu à Briosa conquistar a Taça de Portugal na época 2011/2012, numa final diante do… Sporting) e que tem estado em grande destaque nos sub-17, somando oito jogos, cinco golos e cinco assistências – e Daniel Costa, pouco depois, atirou à barra na sequência de uma tentativa de… cruzamento. Paulo Simões também ameaçou o golo (62’), mas quem marcou mesmo foi Sandro Ferreira, aos 79 minutos. O avançado, também de apenas 16 anos, tinha entrado instantes antes e ganhou um duelo individual com os defensores contrários para, à saída do guarda-redes Vanden Driessche, desviar certeiro para o 2-0.

O triunfo estava garantido, até pela maturidade que o Sporting demonstrava, e nem o golo de Yanis Musuayi, já em período de compensação e após canto de Naim Amengai impediu a festa verde e branca.

Os leões somam agora 11 pontos e já estão apurados para os 16 avos de final da competição. Na 6.ª e última jornada, o Sporting desloca-se ao reduto do Bayern Munique (dia 9 de dezembro, às 12h30), ao passo que o Club Brugge irá receber, no dia seguinte (13 horas), o Arsenal.