Leão continua a ser rei na Europa
O leão continua a ser rei na Europa. O Sporting recebeu e venceu (2-1) o Club Brugge, na 5.ª e penúltima jornada da fase de liga da UEFA Youth League e está apurado para os 16 avos de final da competição.
Pela frente, os verdes e brancos (que somavam duas vitórias e dois empates) tinham um adversário que contava por triunfos todos os quatro encontros que tinha realizado, razão que pode ajudar a explicar uma primeira parte onde o equilíbrio foi a nota dominante, pelo que os níveis de espetacularidade ficaram aquém do desejado.
Nesse período, o Sporting não conseguiu qualquer remate enquadrado à baliza contrário, sendo que o Club Brugge somou duas aproximações perigosas à área leonina: Jesse Bisiwu atirou à figura de Miguel Gouveia (15’) e Laurens Goemaere desviou a rasar o poste direito, na sequência de uma assistência de cabeça de Kaye Furo, após livre de Jessi da Silva (19’).
O nulo ao intervalo acabava por ser simpático para o conjunto português, mas a grande verdade é que a mensagem de João Gião em tempo de descanso surtiu efeito total. Os jovens leões apareceram transfigurados na etapa complementar e foram donos e senhores dos segundos 45 minutos. Fruto de uma pressão alta, de uma circulação rápida e da correta exploração dos flancos, o Sporting começou a alugar o meio-campo ofensivo e logo aos 50 minutos foi contemplado com a vantagem: Manuel Kissanga, no coração da área, deu o melhor seguimento a um passe primoroso de Daniel Costa e provocou a primeira explosão de alegria nas bancadas do Estádio Aurélio Pereira, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.
O golo fez (muito) bem à equipa leonina – nota para a estreia a titular de Duarte Tomás, jovem ala de apenas 16 anos (filho de Marinho, antigo jogador formado no Sporting e que viveu o ponto mais alto da carreira ao serviço da Académica, ao apontar o golo que permitiu à Briosa conquistar a Taça de Portugal na época 2011/2012, numa final diante do… Sporting) e que tem estado em grande destaque nos sub-17, somando oito jogos, cinco golos e cinco assistências – e Daniel Costa, pouco depois, atirou à barra na sequência de uma tentativa de… cruzamento. Paulo Simões também ameaçou o golo (62’), mas quem marcou mesmo foi Sandro Ferreira, aos 79 minutos. O avançado, também de apenas 16 anos, tinha entrado instantes antes e ganhou um duelo individual com os defensores contrários para, à saída do guarda-redes Vanden Driessche, desviar certeiro para o 2-0.
O triunfo estava garantido, até pela maturidade que o Sporting demonstrava, e nem o golo de Yanis Musuayi, já em período de compensação e após canto de Naim Amengai impediu a festa verde e branca.
Os leões somam agora 11 pontos e já estão apurados para os 16 avos de final da competição. Na 6.ª e última jornada, o Sporting desloca-se ao reduto do Bayern Munique (dia 9 de dezembro, às 12h30), ao passo que o Club Brugge irá receber, no dia seguinte (13 horas), o Arsenal.
Artigos Relacionados: