Luka Doncic, jogador dos Lakers - Foto: Javier Rojas/IMAGO
Luka Doncic, jogador dos Lakers - Foto: Javier Rojas/IMAGO - Foto: IMAGO

Lakers revelam surpreendente peso de Luka Doncic

Esloveno apresenta-se acima do peso da temporada passada com os Mavericks... mas há uma razão

O estado físico de Luka Doncic é um dos principais temas de conversa na NBA – basta ver como a sua transformação no verão, com direito a capa de revista masculina correu mundo.

O base dos Lakers trabalhou intensamente durante o verão e no EuroBasket foi possível ver a transformação da condição física, mais magro e musculado.

A franquia de Los Angeles deu esta semana dados sobre os jogadores que se apresentaram para o arranque da nova temporada e os números surpreenderam: o jogador está mais pesado do que registado no início da época passada, então pelos Dallas Mavericks.

Nessa altura pesava 104,3 kg. Agora, ao serviço dos Lakers, Doncic apresenta-se com 110,6 kg.

Mas a explicação pode ser simples, e não um descuido do jogador na dieta ou exercício: o peso apresentado pelos Mavericks correspondia ainda aos seus números como rookie, que não foram atualizados, sendo evidente que o jogador estava mais pesado do que o número oficial.

Ou seja: não terá mesmo ganhado peso, já que chegou a especular-se que chegou aos 120 kg nos Mavericks. A isto junta-se a transformação que resultou num ganho de massa muscular por parte do base.

No verão, Doncic foi capa da revista Men’s Health e falou sobre a mudança física, que ocorreu... sem jogar basquetebol: «Se parar agora, tudo terá sido em vão. Todos os verões dou o máximo para trabalhar em diferentes aspetos do meu jogo. Obviamente, sou muito competitivo. Este verão foi um pouco diferente. Motivou-me a ser ainda melhor. Era um agora ou nunca», afirmou à publicação.

«Todos os dias exceto ao domingo, Doncic fez jejum das 20h30 até ao meio-dia do dia seguinte. Foram 16 horas sem consumir uma única caloria, sendo que o primeiro treino de cada dia era feito precisamente no final desse período de jejum», escreveu Andrew Heffernan na revista. 

O artigo acrescentou que o jogador segue uma dieta sem glúten, com baixo teor de açúcar.