Kimi Antonelli consolida domínio da Mercedes no terceiro dia em Barcelona
Andrea Kimi Antonelli consolidou o domínio da Mercedes no terceiro dia do shakedown em Barcelona, ao registar o melhor tempo da sessão, superando o colega de equipa George Russell.
Durante a manhã, Russell completou um total de 92 voltas, alcançando o melhor tempo em 1.17,580m. Posteriormente, o britânico cedeu o cockpit do W17 ao companheiro Antonelli, que por sua vez realizou 91 voltas com um melhor tempo de 1.17,362, superando Russell em 0,218 segundos.
O terceiro lugar no final esta quarta-feira foi ocupado pelo campeão mundial Lando Norris, que passou um dia inteiro ao volante do McLaren MCL40, completando um total de 76 voltas. Na sua volta mais rápida, Norris foi 0,945 segundos mais lento que Antonelli, sendo o único a registar um atraso inferior a um segundo em relação à dupla da Mercedes.
Em quarto e quinto lugares ficaram os colegas de equipa da Alpine, Franco Colapinto e Pierre Gasly, que também dividiram o dia no A526, cobrindo um total de 125 voltas. Oliver Bearman terminou as sessões na sexta posição, mas o piloto da Haas registou a menor quilometragem, completando apenas 42 voltas após uma paragem na pista logo nas horas da manhã.
O mais ativo de todos foi o estreante Arvid Lindblad, que teve um dia inteiro no monolugar da Racing Bulls. O piloto britânico registou o sétimo tempo e completou um total de 120 voltas. Mais lento que ele foi apenas Nico Hülkenberg, da Audi, que também passou bastante tempo na garagem da sua equipa.
O alemão parou na pista logo na sua quarta volta pela manhã e não regressou até ao almoço. No entanto, durante a tarde, o R26 demonstrou boa fiabilidade e permitiu a Hülkenberg terminar o dia com mais de uma distância de corrida completa em Catalunha (66 voltas), tendo o alemão completado 68 voltas.
No terceiro dos cinco dias do shakedown em Montmeló, as equipas Aston Martin, Cadillac, Ferrari e Red Bull não participaram, sendo esperado que estejam na pista amanhã e sexta-feira. Aston Martin, Cadillac e Ferrari, assim como a McLaren, poderão rodar nos dois dias finais de preparação em Barcelona. Ao mesmo tempo, Alpine, Audi, Mercedes, Red Bull e Racing Bulls terão de escolher apenas um dos dois dias. A Williams irá falhar completamente os testes em Espanha.
Depois deste shakedown na Catalunha, seguem-se entre 11 a 13 e 18 a 20 de fevereiro, duas sessões de testes oficiais no Bahrein, onde se espera que as equipas comecem a introduzir componentes aerodinâmicos mais representativos dos carros que competirão na primeira corrida do ano, evitando revelar detalhes importantes à concorrência nesta fase inicial. O campeonato arranca a 8 de março com o Grande Prémio da Austrália no Circuito de Albert Park, em Melbourne.