Kikas segue para terceira ronda em Supertubos com vitória na última bateria
Frederico Morais venceu esta quarta-feira a 12.ª e última bateria do dia da prova Meo Rip Curl Pro Portugal, que decorre em Peniche.
'Kikas' contabilizou 13,10 pontos em 20 possíveis nas duas melhores ondas (7,17 e 5,93), batendo o brasileiro Yago Dora (11,80) e o australiano Liam O'Brien (7,90). Com este resultado o português avançou diretamente para a próxima fase da prova.
«Foi complicado, não foi tão fácil como parece», referiu Frederico Morais quando saiu da água. «Mas diverti-me e somei dois bons resultados. Estava à procura de uma onda e sabia que precisava de duas boas manobras. Felizmente, consegui o resultado. É ótimo ganhar aqui logo na primeira ronda, especialmente porque na ronda das repescagens estão excelentes surfistas.», concluiu.
Miguel Canhoto, que substituiu Kelly Slater à última da hora, já assegurou presença na terceira ronda de Supertubos, tal como A BOLA reportou.
Joaquim Chaves nas repescagens
Joaquim Chaves não conseguiu qualificação direta, pelo que vai ter de passar pelas repescagens para chegar à próxima ronda. O campeão nacional de 20 anos fez 7,77 pontos (4,60 e 3,17) e foi superado pelo vice-campeão de 2023, Jack Robinson (14,76), e pelo norte-americano Crosby Colapinto (11,20).
Na primeira bateria de repescagem, o luso vai defrontar Griffin Colapinto e Jake Marshall.
Estreia de Veselko adiada
Não era o que estava previsto, mas a primeira ronda feminina foi mesmo adiada. A organização decidiu concluir o primeiro dia do evento após o fim da vertente masculina, devido ao agravar das condições meteorológicas, com o vento forte e desfavorável a prejudicar a formação de ondas na praia.
Desta forma, a estreia da campeã nacional Francisca Veselko no 'grande palco' do surf internacional ficou adiada, com a próxima chamada marcada para esta quinta-feira de manhã.
(notícia atualizada às 15.47 horas)