Robert Moreno, treinador espanhol de 48 anos, está atualmente no desemprego
Robert Moreno, treinador espanhol de 48 anos, está atualmente no desemprego - Foto: IMAGO

Treinador despedido por usar ChatGPT para quase tudo

Robert Moreno, espanhol de 48 anos, foi demitido do Sochi em agosto do ano passado

Robert Moreno, antigo selecionador de Espanha, foi demitido do FC Sochi, clube da 1.ª divisão da Rússia, devido à sua excessiva dependência do ChatGPT para tomar decisões cruciais, incluindo a planificação de treinos e até contratação de jogadores.

Segundo Andrei Orlov, ex-diretor desportivo do Sochi, o treinador espanhol era um fervoroso adepto da inteligência artificial, o que o levou a tomar decisões bizarras e prejudiciais para a equipa.

Um dos episódios mais insólitos ocorreu durante uma deslocação a Khabarovsk. É relatado que Moreno utilizou o ChatGPT para delinear todo o plano de viagem e preparação, ignorando o bom senso e a experiência humana. O resultado foi uma ordem para que os jogadores treinassem às 7 da manhã, dois dias antes do jogo, e permanecessem acordados por um período contínuo de 28 horas.

Em entrevista ao portal Sports Russia, Orlov recordou o momento: «Quando estávamos a preparar a viagem para Khabarovsk, o Robert disse: 'Já tenho tudo planeado. Inseri todos os parâmetros da viagem no ChatGPT'. Olhei para a apresentação e vi que os jogadores não podiam dormir durante 28 horas. Perguntei: 'Robert, isso é tudo muito bonito, mas quando é que os rapazes vão dormir?'»

A decisão gerou incompreensão e mal-estar no plantel. «Os jogadores não entendiam por que tínhamos de acordar às cinco da manhã para treinar às sete», acrescentou Orlov.

Avançado contratado pela IA

A dependência de Robert Moreno na tecnologia não se limitou à logística. O treinador recorreu também à inteligência artificial para decidir a contratação de um novo avançado no verão.

«Estávamos à procura de um ponta de lança, a escolher entre Vladimir Pisarsky, Pavel Meleshin e Artur Shushenachev. Moreno inseriu os dados dos três jogadores no ChatGPT e o Shushenachev surgiu como a melhor», contou Orlov.

O clube avançou então para a contratação, mas o jogador cazaque não marcou qualquer golo numa dezena de jogos. «Uma ferramenta adicional, por que não? Mas para o Moreno, o GPT acabou por se tornar uma das suas ferramentas principais. No final, o núcleo russo do plantel estava muito descontente com o Moreno e os estrangeiros também já não confiavam nas suas ideias. Ele não demonstrava qualquer empatia pelos adjuntos e jogadores e as pessoas sentiam isso», sublinhou Andrei Orlov.

Diga-se que sob o comando técnico de Robert Moreno, despedido em agosto último, o Sochi foi despromovido.

Recorde-se que antes da passagem pela Rússia, Moreno teve curta experiência como selecionador principal de Espanha, em 2019, substituindo Luis Enrique, que se afastou por motivos familiares. Apesar de um registo positivo de sete vitórias e dois empates em nove jogos, Moreno foi substituído pelo regressado Luis Enrique, antes do Euro 2020, que o acusou de ser «desleal» e «excessivamente ambicioso».