Mercado: FC Porto perto de assegurar reforço para o meio-campo
Francesco Farioli está próximo de receber um reforço para o meio-campo do FC Porto. O emblema azul e branco negoceia a contratação de Seko Fofana, médio de 30 anos do Rennes, e a transferência está já em fase de ultimar detalhes, apurou A BOLA.
Em cima da mesa está um empréstimo até ao final da presente temporada, ainda com a possibilidade de estar incluída uma opção de compra sobre o costa-marfinense, que os dragões querem assegurar no negócio.
Refira-se que o centrocampista, que brilhou no Lens antes de rumar à Arábia Saudita e regressar a França, aufere cerca de 3,6 milhões no Rennes, clube gaulês que desembolsou 20 milhões de euros para o contratar ao Al Nassr e com o qual tem contrato até junho de 2029.
Fofana é um pedido do treinador italiano dos portistas, que quer introduzir ainda mais experiência e liderança num plantel dominado por muita juventude. Se, na defesa, já conta com o veterano Thiago Silva e no ataque com Luuk de Jong, agora pode ter mais uma opção com um vasto currículo no miolo.
A aquisição do centrocampista enquadra-se na política de contratações abordada por André Villas-Boas recentemente. Trata-se de uma oportunidade de mercado e de um atleta cujas características agradam bastante a Farioli, que vê em Fofana uma alternativa direta a Victor Froholdt. Na ótica do técnico, faltava à equipa um jogador com atributos semelhantes ao jovem dinamarquês que tem encantado os adeptos desde que chegou à Invicta.
Um dos fatores que joga a favor dos dragões é o facto de o futebolista nascido em Paris querer manter-se em boa forma e alta rotação até ao final da época, para estar nas melhores condições físicas para o Mundial 2026. A seleção marfinense, recorde-se, vai medir forças com a Alemanha, Curaçau e Equador no grupo E do torneio da FIFA, que decorre nos Estados Unidos, México e Canadá.
Na temporada em curso, Fofana soma apenas 654 minutos pelo Rennes, distribuídos por 12 jogos. Na Ligue 1, foi titular em sete ocasiões e suplente utilizado em cinco. Na CAN, registou 102 minutos em quatro desafios da Costa do Marfim, que foi eliminada nos quartos de final pelo Egito (2-3)..
A entrada do jogador de 30 anos irá, provavelmente, determinar a saída de um médio do plantel azul e branco. Stephen Eustáquio tem várias abordagens, da Europa e de outros continentes, enquanto Tomás Perez também tem interessados na Liga e em mercados estrangeiros.