Juan Ayuso: «Orgulhoso da minha nova equipa»
Juan Ayuso não poderia ter pretendido melhor estreia pela Lidl-Trek. Primeira corrida por etapas, primeira vitória do espanhol que se transferiu para a equipa norte-americana após uma estada controversa na UAE Emirates. Na Volta ao Algarve mostrou superioridade sobre os adversários diretos na luta da geral, principalmente no contrarrelógio e na etapa final com meta no Alto do Malhão, que conquistou com a camisola amarela no corpo.
«Conseguir esta vitória, na minha primeira corrida com a nova equipa, e consegui-la desta forma, quando os rivais dificultaram muito e nos pressionaram todo o dia, deixa-me muito orgulhoso», declarou o catalão de 23 anos.
«Desde o início todos quiseram entrar na fuga e pressionaram-nos. Na primeira subida do Malhão fiquei sozinho e os rivais tentaram deixar-me para trás. Mas a equipa voltou a responder, os meus companheiros alcançaram-me e conseguimos controlar a situação perfeitamente. Estou muito feliz por conseguir esta vitória e retribuir a todos o trabalho árduo», disse Ayuso, que segue para a Paris-Nice (8 de março), onde reencontrará João Almeida.
Ayuso contou com Héctor Alvaréz e Carlos Verona num momento crucial da etapa, o que, em primeiro lugar, permitiu à equipa controlar a sua camisola amarela e, em segundo lugar, colocou-o em posição de vencer a etapa. «O final também foi muito tenso e nervoso. Tentaram deixar-me sozinho na primeira subida para Malhão, mas a equipa respondeu na perfeição. [Lennard] Kamna, Carlos e Héctor fizeram um grande trabalho, voltaram, esforçaram-se muito, controlaram a corrida e deixaram-me na posição perfeita para procurar a vitória.»
Ayuso resistiu aos ataques de Almeida e Paul Seixas na subida final, antes de vencer Oscar Onley sobre a meta. O espanhol fez questão de dirigir os holofotes para os seus companheiros de equipa após a vitória: «Normalmente, estaria orgulhoso da minha própria corrida, mas hoje eles merecem o espetáculo. Esta vitória é para eles».