Vinícius em Pamplona
Vinícius em Pamplona

«Morre!»: La Liga investiga insultos a Vinícius Júnior em Pamplona (vídeo)

Brasileiro insultado todo o jogo, mas especialmente depois de marcar

Vinícius Júnior foi alvo de insultos em várias ocasiões, durante o jogo fora de casa do Real Madrid contra o Osasuna (1-2).

Para o brasileiro, a deslocação a Pamplona foi duplamente amarga. Embora tenha marcado (na altura o empate, depois de Budimir ter colocado a equipa da casa em vantagem) o Real Madrid perdeu e ele foi, novamente, bombardeado com insultos racistas.

Imediatamente após o golo aos 73 minutos, enquanto celebrava apontando para o nome na parte de trás da camisola, ouviram-se cânticos e assobios da bancada. Gritaram-lhe «Bola de Praia!», uma alusão à Bola de Ouro perdida para Rodri em 2024, «Tonto!» (idiota), mas também algo pior, «Morre, Vinicius!».

Captados pelas televisões na transmissão em direto, e também em vários vídeos que surgiram nas redes sociais, os insultos serão agora analisados pela La Liga, que abriu um inquérito.

Galeria de imagens 22 Fotos

26 ataques racistas contra Vinicius desde 2021

Não é a primeira vez que o avançado do Real Madrid é insultado rem Pamplona. Em 2023, um adepto do Osasuna foi filmado a insultar o brasileiro com conotação racista.

A La Liga apresentou então uma queixa a um tribunal local. A instância suspendeu o caso em 2024, porque o agressor não pôde ser identificado. Segundo a Liga espanhola, desde outubro de 2021, Vinicius foi alvo de 26 incidentes racistas nos estádios de Espanha!

O incidente em Pamplona acontece apenas dias depois de, em Lisboa, durante a primeira mão do play-off da UEFA Champions League, ele ter denunciado ao árbitro François Letexier que tomasse medidas contra o argentino Gianluca Prestianni (Benfica).

Vini alegou que, enquanto celebrava o golo da vitória dos madrilenos, Prestianni cobriu a boca com a camisola e lhe chamou 'macaco'. Letexier interrompeu a partida por 10 minutos, como exige o regulamento em tais casos e a UEFA abriu um inquérito.