Kalmurza num lance discutido nas alturas com Luis Suárez
Kalmurza num lance discutido nas alturas com Luis Suárez - Foto: Miguel Nunes

Jovem lançado aos leões não foi presa fácil (notas do Kairat Almaty)

Kalmurza, guarda-redes de 18 anos, evitou que o resultado fosse mais dilatado, principalmente na primeira parte, depois, na etapa complementar, a sua defesa partiu-se completamente

Kalmurza foi, provavelmente, o jogador mais nervoso a entrar em campo, fruto do peso de assumir a defesa da baliza por força das lesões dos dois principais guarda-redes da equipa cazaque, mas, diga-se, o jovem de 18 anos não deixou créditos por mãos alheias e aproveitou bem a montra da Europa para se mostrar.

A figura do Kairat: Kalmurza (nota 6)
O jovem de 18 anos foi literalmente lançado aos leões e acabou por ser herói improvável. Certo é que para a história da sua estreia na Champions fica uma exibição sólida, com punhado de defesas na primeira parte a remates com selo de golo (Pedro Gonçalves e Quenda) e ainda segurou o penálti cobrado por Hjulmand, caiu para a sua esquerda, a bola foi para o meio e o camisola 82 conseguiu, em desequilíbrio, defender com os pés. Nos golos sofridos não tinha como parar aquelas bombas da canhota de Trincão e os outros dois a defesa já estava toda partida.

Pela frente um quarteto na defesa que se não disfarçou os nervos e as dificuldades, que o diga Tapalov, a quem Pedro Gonçalves deu água pela barba… Sorokin foi o mais certinho, atento (grande corte a cruzamento de Pote ao segundo poste numa combinação com Suárez, aos 12’), com boa leitura de jogo, mas muito desapoiado na missão dos seus pares; aliás, teve várias vezes a ajuda do ponta de lança em terreno recuado, com Satpayev a fazer o que podia para travar o ímpeto ofensivo dos leões e, aos 35’, ainda causou calafrios aos da casa, com um disparo do meio da rua, fortíssimo, a obrigar João Virgínia a voar para defesa espetacular.

Quantos aos portugueses do Kairat, Luís Mata teve uma noite pouco profícua pela esquerda, onde apanhou um Quenda endiabrado, e Jorginho, a jogar atrás do ponta de lança, ainda deu ar da sua graça, aos 55’, isolado, após perda de bola de Kochorashvili, mas Virgínia antecipou-se bem, e fez a assistência para Edmilson, que marcou o  tento de honra com belo remate em vólei.

As notas do jogadores do Kairat Almaty:
Kalmurza (6), Tapalov (4), Martynovich 4(), Sorokin (5),Luís Mata (4), Kassabulat (4), Arad (4), Mrynskiy (4), Gromyko (4), Jorginho (5), Satpayev (5), Edmilson Santos (5), Stanojev (4), Sadybekov (4), Ricardinho (5), Kurgin (-).

Galeria de imagens 27 Fotos