Jogo da Youth League marcado por insultos racistas
O duelo entre os juniores do Qarabag e do Chelsea, a contar para a quarta jornada da UEFA Youth League, ficou marcado por insultos racistas a jogadores dos londrinos. De acordo com a BBC Sport, um adepto reagiu com gestos e sons alusivos a macacos ao golo inaugural da partida marcado por Sol Gordon, aos 57'.
O incidente parou a partida durante largos minutos, face aos protestos dos jogadores e do staff técnico dos blues. A indignação não precipitou o abandono da partida por parte do Chelsea, mas sim uma avalanche de golos na última meia hora.
No final da partida que venceu por 5-0, o clube londrino denunciou, em comunicado, os insultos de que os jogadores foram alvo por parte de um «indivíduo nas bancadas». «Racismo e todas as formas de comportamento discriminatório são completamente inaceitáveis e não têm lugar no futebol e na socieddade. Condenamos veementemente as ações do responsável», pode ler-se.
O Chelsea garantiu «apoio total» aos atletas dos quais o clube está «orgulhoso», pela forma como rapidamente reportaram o incidente ao árbitro e ao delegado da UEFA presente na partida disputada no Azerbaijão. Os blues frisaram que o incidente deve ser «investigado de acordo com as normas disciplinares da UEFA».
Um porta-voz do Qarabag pediu desculpa pelo incidente que frisou que «não representou» os valores do clube e prometeu uma investigação. A reação da UEFA terá como ponto de partida o relatório do árbitro da partida, Dmytro Kubriak.