Jogadores da Alemanha que falharam penáltis alvo de racismo
No final do jogo desta quinta-feira, que a Alemanha empatou, com Israel, a uma bola, com dois penáltis desperdiçados, por Youssoufa Moukoko (Borussia Dortmund) e Jessic Ngankam (Hertha Berlim), o primeiro queixou-se de ter sido vítima de insultos racistas.
«Quando ganhámos, somos todos alemães, mas se perdermos, vêm esses comentários de 'macaco'. O Jessic [Ngankam] ouviu-os e eu também. Isso não faz parte do futebol. Estamos a tentar dar o nosso melhor em prol da equipa e quando se recebe mensagens dessas, é nojento. Desta vez doeu ainda mais, porque nenhum jogador falha um penálti de propósito. Estou a começar a chegar ao meu limite e está na altura de se tomar medidas contra isto», declarou o jovem futebolista do Borussia Dortmund, nascido nos Camarões.
Jessic Ngankam, avançado do Hertha Berlim, nasceu na capital da Alemanha e tem descendência camaronesa.
Recorde-se, a título de exemplo (entre, infelizmente, tantos outros) a situação idêntica vivida pelos futebolistas ingleses Marcus Rashford, Bukayo Saka e Jadon Sancho, que falharam penáltis na final do último Europeu, perdido para Itália, em Wembley, severamente atacados com insultos racistas nas redes sociais.
A Federação Alemã de Futebol (DBL), Hertha Berlim e Borussia Dortmund reagiram à situação através das redes sociais, condenando os atos dos adeptos em questão e a deixar mensagens de incentivo para ambos os jogadores:
There is simply no place for racism or discrimination. We're behind you, Jessic and Youssoufa! ???? https://t.co/s1Rvvy2q2s
— Hertha Berlin (@HerthaBSC_EN) June 22, 2023
The Borussia family is behind you Youssoufa!
— Borussia Dortmund (@BlackYellow) June 22, 2023
We strongly condemn the racist comments against Youssoufa Moukoko and teammate Jessic Ngankam following the @DFB_Junioren match.
Stay strong! ?#BorussiaConnects pic.twitter.com/tNY1Z1HtnY